Por causa do aumento no número de casos, Centro de Saúde passa atender exclusivamente pacientes com suspeitas de síndromes gripais e covid-19

18 de janeiro de 2022 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A Secretaria Municipal de Saúde, a partir desta quarta-feira (19), suspenderá os atendimentos eletivos no Centro de Saúde do bairro Ondina, na sede do município para dinamizar os atendimentos à covid-19, síndromes gripais, urgências e emergências médicas.

Segundo a coordenadora do Centro de Saúde, enfermeira Juliana Bichi Wutke, a medida teve que ser adotada devido ao aumento da procura por atendimento por parte de pacientes com suspeitas de síndromes gripais e covid-19  “Antes eram 20 atendimentos diários, agora são realizados em torno de 40 a 50 atendimentos, isso, só no período da tarde, o que tem gerado tumulto na unidade, exaustão nos profissionais de saúde, que estão sobrecarregados, uma vez que, o serviço não se resume apenas em coletar o Swab durante os atendimentos, vai mais além, inclui por exemplo, a triagem, notificação e outros”, afirma.

Outro problema acarretado pelo atendimento num mesmo ambiente, levantado pela enfermeira é a contaminação de pacientes e profissionais da Saúde que  poderá ser amenizada com a separaçao.

Especialmente, os casos de covid-19, tiveram aumento significativo. Para se ter uma ideia, em todo o mês de dezembro do ano passado foram realizadas 279 notificações. Destas 54 deram positivas para a covid-19; 208 foram descartadas e 17 casos ficaram em aberto.  Por outro lado, do 1º a 17 deste mês, o município contabilizou 372 notificações com 99 casos confirmados contra 144 descartados. Os casos suspeitos em aberto até o momento somam 127.

Para atender um maior número de pacientes, diminuir a espera e evitar transtornos, o horário de atenbdimento será estendido.

Em relação às demandas eletivas, a enfermeira explicou  que estas serão encaminhadas aos postos de origem dos pacientes e à UBS Luiza Maria Pionte Koski, no bairro Munique, ou seja, o paciente será aconselhado a procurar atendimento na unidade de saúde do lugar onde reside, onde os médicos estarão atendendo normalmente sem causar prejuízos à população.