Município recebe irá receber 40 doses da vacina pediátrica contra a covid-19

14 de janeiro de 2022 às 00h00.

Vacina foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Foto: Divulgação

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A Secretaria Municipal de Saúde recebe nesta sexta-feira (14), uma primeira remessa de 40 doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19.

A lista prioritária para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos foi definida pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa).  O imunizante vem sendo repassado pelo Governo Estadual, aos municípios através da Regional de Saúde de São Mateus.

Segundo os responsáveis pela vacinação na cidade, 10 doses do imunizante serão destinadas a pessoas com deficiência permanente e as outras 30 doses serão aplicadas nas crianças de forma escalonada por faixa etária. A previsão é que a vacinação comece na próxima segunda-feira (17).

O Governo autorizou os municípios a realizarem a vacinação em crianças entre 5 a 11 anos de idade, sem a necessidade de exigência de pedido médico, sendo necessário apenas o acompanhamento por pais ou responsáveis – munidos de documentação da criança.

Nesta quinta-feira (13), o secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes destacou que as vacinas são seguras e fundamentais para proteger as crianças contra o coronavírus.

“As vacinas da Pfizer são seguras e eficazes, passaram pelos testes um, dois e três. Não é uma vacina experimental. Foi autorizada pela Anvisa, comprada pelo Governo Federal, distribuída pelo Plano Nacional de Imunização e Enfrentamento a covid-19 e, neste momento, chegam ao Espírito Santo para vacinar os nossos filhos”, disse.

De acordo com Nésio, as doses do imunizante serão distribuídas para os municípios ainda nesta sexta para que a vacinação possa ser iniciada o mais rápido possivel.

A vacinação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS Luiza Maria Pionte Koski) do bairro Nova Munique em horário a ser definido.