Governo Estadual e Prefeitura constroem pontes com vigas pré-moldadas no interior

As pontes com vigas de concreto, cada uma medindo seis metros de cumprimento, substituíram as velhas estruturas de madeira

11 de outubro de 2021 às 00h00.

Ponte de vigas pré-moldadas, instalada na comunidade de Córrego da Peneira

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A parceria com o Governo Estadual está trazendo bons frutos para Vila Pavão. Além das obras de calçamento rural em andamento nas comunidades rurais, recentemente o município foi contemplado com duas pontes de vigas de concreto pré-moldadas, instaladas nas localidades de Córrego da Peneira e Córrego Bonito.

As pontes de concreto, cada uma medindo seis metros de cumprimento, substituíram as velhas estruturas de madeira, pondo um fim a problemas antigos, relativos á manutenção constante, o que gera, economia de recursos para o município.

O Programa Ponte Rural tem como objetivo a substituição das antigas pontes de madeira pelas de concreto, garantindo maior durabilidade e segurança aos moradores das zonas rurais do Estado. O projeto de construção, envolve a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, que viabiliza o acesso aos equipamentos pesados (guindastes, caminhões e outros) e construção das cabeceiras das pontes. O Estado entra com as vigas de concreto pré-moldadas, transporte do material e o equipamento necessário à instalação das vigas. A parceria envolve ainda a participação de mineradoras da região que fornecem os blocos de granito para a construção das cabeceiras.

Ponte de vigas pré-moldadas, instalada na comunidade de Córrego Bonito

O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, acrescenta que a entrega das pontes é  uma forma de cuidar e valorizar o trabalho no campo. Bolinha destaca que as novas pontes levarão mais segurança, além de facilitar o deslocamento entre as localidades rurais, melhorando o escoamento de produtos agrícolas e a trafegabilidade nas regiões contempladas.

O secretário de obras do município, Jose Henrique Martins, lembra que essas pontes são importantíssimas para melhorar o acesso aos municípios vizinhos e comunidades  interioranas pavoense, sobretudo, Córrego da Peneira, Praça Rica e Beira Rio São Gonçalo, lembrando que esta ultima possui um polo esportivo de destaque no município.

Falando em nome da comunidade de Córrego da Peneira, o produtor rural Osvaldo Kipper agradeceu a benfeitoria, enfatizando que a obra é uma reivindicação dos moradores, feita há pelo menos cinco mandatos, atendida só agora na administração do prefeito Bolinha.

Já o produtor Artur Frederico, morador da localidade de Córrego Bonito destacou a importância da obra para a comunidade local e região, uma vez que, foi instalada em uma das estradas de maior movimento do município, a que liga a sede a ponte de São Gonçalo, dando acesso aos municípios de Nova Venécia e Barra de São de Francisco.