Município irá cadastrar fazedores de cultura

25 de junho de 2021 às 00h00.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará o cadastro dos agentes culturais do município de todas as modalidades.

O objetivo principal da ação é criar o mapa cultural local, contendo os cadastros de grupos folclóricos, coletivos, espaços culturais, entidades, bandas e grupos musicais, fanfarras e bandas, artesãos, músicos, artistas e outros fazedores de cultura.

“Além de realizar um mapeamento cultural detalhado, o cadastro visa montar um banco de dados atualizado que servirá, futuramente, de base para realização do chamamento público para execução da Lei Aldir Blanc", destacou a secretária Libian Timm Paganonto Rossim.

A Lei Aldir Blanc - também chamada Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural ou Lei Aldir Blanc de apoio à cultura - foi elaborada pelo Congresso Nacional em 2020 e está reeditada em 2021 com a finalidade de atender ao setor cultural do Brasil, maior afetado com as medidas restritivas de isolamento social impostas em razão da pandemia de Covid-19. A lei homenageia o músico Aldir Blanc, um dos primeiros artistas brasileiros mortos em razão da pandemia.

Os cadastros poderão ser feitos de 28 de junho a 15 de julho, por meio de formulário online, no entanto, os agentes culturais que tiverem dificuldade em usar meios virtuais poderão ir diretamente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O cadastro será realizado em diferentes categorias, individual e coletiva, de natureza física ou jurídica: grupos e coletivos, entidades e espaços culturais e artistas e artesãos.

O formulário pode ser acessado pelo link abaixo:

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 27 3753-1358.