Prefeito e secretários discutem parceria com o CEIER

12 de maio de 2021 às 00h00.

Parceria com o CEIER. Foto: Secretaria Municipal de Educação

O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, acompanhado dos secretários municipais,  Jorge Kuster Jacob (Educação) e Gecimar Rodrigues ( Agricultura), estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (12), com a equipe executiva do Centro Estadual de Educação Rural/CEIER de Vila Pavão.

Participaram do encontro, a diretora, Elisangela Toretta, o coordenador Claudiney Helmer e integrantes do corpo docente da escola.

Inicialmente o prefeito ouviu as reivindicações, e em seguida fez suas considerações com bastante propriedade, uma vez que foi aluno e professor daquele educandário. “Estudei parte do ensino fundamental nesta escola e tive também aqui a minha primeira experiência profissional. Por isso, fazemos questão de construir uma parceria com esse educandário que tem papel importante na história de Vila Pavão, uma vez que a emancipação política, a Pomitafro, e muitos projetos de impactos para o desenvolvimento do município saíram daqui ‘, destacou.

“Como  secretário de agricultura, tínhamos um projeto de desenvolvimento agrário e através dos grupos produtivos contribuímos para a economia do nosso município. E hoje estou aqui como prefeito e quero fortalecer a nossa relação com esse importante centro de formação”, acrescentou o prefeito.

O CEIER tem importante papel na formação de profissionais de nível médio para a agricultura e pecuária familiar. A escola foi criada na década de 1980 quando a região norte foi abalada por um grande processo migratório para as Novas Áreas de Colonização, especialmente Rondônia. Segundo pesquisas, na época, Vila Pavão foi o município que mais perdeu gente, 40%, especialmente para o município de Espigão do Oeste, na região amazônica. A ideia na época era promover uma educação rural para buscar uma agricultura e pecuária alternativa. O café era o esteio econômico na ocasião. Assim foram criados centros nos municípios de Nova Venécia (Vila Pavão), São Gabriel da Palha (Águia Branca) e Boa Esperança.

O secretário municipal de Educação, Jorge Kuster Jacob destacou que é preciso  recuperar o papel dos Centros Municipais de Educação Agroecológica/CEMEAS. Escolas criadas ainda quando o prefeito Bolinha era secretário municipal de Agricultura. Lembrou que naquela época a Prefeitura realizava anualmente a Olimpíada da Agricultura Familiar, uma competição cultural e esportiva entre as comunidades rurais com o objetivo de integrar os moradores da cidade com as comunidade rurais. – “Queremos fortalecer os temas geradores dos 3 CMEAS e aprofundar trabalhos nas comunidades rurais onde estes centros estão inseridos e para isso precisamos dos CEIERs, MEPES, UFES entre outros parceiros para melhoria da vida do Homem do campo no campo” – disse o secretário de Educação Jorge Kuster Jacob.

No diálogo com os professores, o prefeito afirmou que está empenhado em buscar projetos com emendas parlamentares entre outras fontes em Brasília e Vitória. Otimista, disse que se tudo correr da forma prevista, a cidade pode ter o maior investimento da sua história.

Bolinha disse ainda que esse ano, as parcerias com o CEIER serão realizadas através de mutirões mensais e de formação e capacitação de professores, e que  uma parceria maior será consolidada em 2022 com uma maior participação da Prefeitura Municipal.