Abertas as inscrições para o Alistamento Militar Obrigatório; prazo termina em 30 de junho

11 de março de 2021 às 00h00.

Além de acessar o site www.alistamento.eb.mil.br, é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, que pode ser baixado pelo Play Store ou Apple Store.

A Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Junta de Serviço Militar, informa que as inscrições para o Alistamento Militar Obrigatório já estão abertas. Os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2021, devem se inscrever exclusivamente, por meio eletrônico, até o dia 30 de junho.

“A ideia do alistamento on-line é facilitar a vida do cidadão, ou seja, ele pode acessar em qualquer lugar, pelo celular ou através do computador. Com isso, poupa-se dinheiro com transportes, diminuímos filas e evitamos assim a disseminação do coronavírus”, informa a secretária da Junta de Serviço Militar de Vila Pavão, Cilene Magewiski Rodrigues.

No ato da inscrição é preciso apresentar RG, CPF, Certidão de Nascimento e comprovante de residência atual e quando puder se apresenta na Junta para requerer o CDI e pagar a taxa. “Frisa-se que, após a data limite para inscrição, será gerada uma multa, o jovem ficará em débito e será vinculado à classe seguinte”.

O cidadão que não se alistar no prazo estará em débito com o Serviço Militar, ficando impedidos de prestar concurso público, emitir passaporte ou se matricular em universidades. A multa para quem deixar de se alistar gira em torno de R$ 4,78 e taxa de R$ 4,78– o valor é corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E)

O Alistamento Militar se inicia no ano em que o jovem completa 18 anos até os 45 anos. Acima de 28 anos, é considerado maiores de 30 anos. O processo é obrigatório àqueles que completam 18 anos no ano em curso.
Quem perder o prazo do Alistamento Militar Obrigatório deve procurar a Junta do Serviço Militar, onde receberá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da multa e taxa e regularizar a situação.  Aqueles que se alistaram dentro do prazo, pagarão uma taxa no valor aproximado de R$ 4,78.

A Junta de Serviço Militar de Vila Pavão está localizada na Rua Germano Linhares nº 118 no bairro Centro, e funciona dentro do NAC, de segunda a quinta-feira, das 07 às 11 e 13 às 17 horas e na sexta-feira 07 às 11 e 13 às 16 horas. Os serviços ofertados no local são uma parceria entre Exército Brasileiro, por meio do 38º Batalhão de Infantaria, e a Prefeitura Municipal de Vila Pavão. O telefone para contato é o (27) 3753 1159.