Município reforça medidas de prevenção ao coronavírus

Devido ao aumento dos casos, o município deixou a situação de Risco Baixo e entrou, a partir hoje no Risco Moderado. A mudança de status impõe a adoção de protocolos sanitários mais rígidos para brecar a propagação do coronavírus.

01 de março de 2021 às 00h00.

Prefeito Bolinha e a secretária de Saúde Elaine Trancoso discutem medidas para conter o avanço do coronavirus na cidade

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Com o aumento no números de casos de Covid-19 nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta segunda-feira (01), um encontro para discutir estratégias para o enfrentamento da doença no território pavoense.

O encontro ocorreu no auditório da Praça do Colono e contou com a presença do Prefeito Municipal, Uelikson Boone, o Bolinha; Vice-Prefeito, Vantuil Schraiber, o Tuíla; Procurador Jurídico, Weverton Gueis Rodrigues; coordenador da Vigilância Sanitária, João Augusto Rodrigues; do comandante do Destacamento Policial Militar (DPM), o 1° Sargento PM Valter Oliveira dos Santos; secretária municipal de Saúde, Elaine Maria Trancoso e sua equipe e demais secretários municipais.

A secretária Elaine Maria Trancoso, enfatizou que é importante a presença de todos na discussão das ações para enfrentamento do Coronavírus, uma vez que os casos de COVID-19 em Vila Pavão vêm aumentando significativamente, bem como a gravidade das pessoas com sintomas da doença que procuram o serviço de saúde.

O Prefeito Uelikson Boone, o Bolinha salientou que devido ao aumento dos casos, o município deixou a situação de Risco Baixo e entrou, a partir hoje no Risco Moderado no Mapa da Covid-19 do Governo Estadual e a mudança de status impõe a adoção de protocolos sanitários mais rígidos para brecar a propagação do coronavírus.

Nesta caso, o município deverá seguir orientações das portarias do Governo do Estado que serão adaptadas para realidade local e anunciadas por meio de Decreto Municipal, já em fase de elaboração.

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Saúde, houve crescimento alarmante dos casos de Covid-19 em 2021. Só nos dois primeiros meses deste ano foram registrados 223 casos positivos, contra 405 durante todo o ano de 2020. Isso significa um aumento de 55% no número de casos.

O desrespeito às orientações é a maior causa do aumento da COVID-19. Pessoas em espaços coletivos, tanto na sede, como no interior, sem máscara; falta de higiene pessoal e o contato próximo entre elas, são flagrantes fáceis na cidade.

Conforme relatos de profissionais que atuam na linha frente do enfrentamento à doença, alguns pacientes positivados não estão seguindo as recomendações do isolamento domiciliar pelo período recomendado, o que coloca em risco a saúde de outras pessoas.

Ao final da reunião ficou determinado que o município irá adotar uma série de medidas para reforçar o combate ao crescimento do COVID-19 na cidade, são elas:

✓ Retomar à disseminação de informações para a população por meio de som volante na sede e interior, sobre como se proteger; cuidados para evitar a propagação e importância do isolamento domiciliar dos casos suspeitos e confirmados;
✓ Fazer uma campanha de sensibilização utilizando as mídias sociais da Administração Municipal, bem como, munir as Equipes de Saúde, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde com informações sobre os cuidados, prevenção, transmissão, serviços de saúde disponíveis, entre outros, para que possam intensificar as ações;
✓ Formar uma equipe de força tarefa com a Defesa Civil, NAC, Vigilância Sanitária e Secretaria de Esportes para inspecionar e orientar os estabelecimentos comerciais, nas condutas sanitárias frente ao Coronavírus;
✓ Instituir Decreto Municipal nos termos da Portaria nº 013-R, de 23/01/2021 adotando as medidas qualificadas específicas de acordo com o mapa de risco.