Prefeito quer implantar Gestão Eletrônica de Documentos na Prefeitura de Vila Pavão

O sistema controla e gerencia documentos e consiste em substituir os processos físicos por processos virtuais (eletrônicos)

26 de fevereiro de 2021 às 00h00.

A apresentação foi realizada no auditório da Praça do Colono

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, pretende implantar um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos na Prefeitura de Vila Pavão. Mais transparência, agilidade e economia de recursos públicos estão entre as vantagens desse novo programa.

A gestão eletrônica de documentos (GED) é uma tecnologia considerada estratégica que otimiza a tomada de decisão nas organizações que a utilizam. Trata-se de programas que propõem agilizar o fluxo de documentos, gerenciar as informações contidas nesses documentos, aumentar a velocidade na troca de informações, tornar os processos mais rápidos e garantir agilidade na recuperação de documentos.

"O nosso programa de governo é pautado por uma série de projetos, baseados em levantamentos feitos nos últimos anos junto aos diversos setores da sociedade. Alguns deles irão se cumprir a curto prazo, outros a médio e a longo prazo. Entendemos que nessa era da tecnologia e avanço digital em que vivemos, é necessário implantar ferramentas que nos possibilitem buscar economia e dinamizar os serviços públicos", destacou o prefeito.

Muitas prefeituras no país e algumas no estado do Espírito Santo já utilizam o programa. A Prefeitura do município vizinho Jaguaré é uma delas, e é de lá que veio uma equipe de  profissionais ligados à área de gestão pública para fazer uma demonstração sobre os seus benefícios para os servidores da Prefeitura de Vila Pavão, a convite do prefeito Bolinha.

A apresentação foi realizada no auditório da Praça do Colono no início da semana e reuniu servidores de todos os setores da administração municipal.

"Esse sistema controla e gerencia documentos e consiste em substituir os processos físicos por processos virtuais (eletrônicos) que ao invés de serem passados de mão em mão, passam a tramitar virtualmente. Com isso, ganha-se na economia de papel, pasta a/z, economia de com compra de impressoras, de toner, canetas e outros materiais, e ainda ganho de produtividade. A sua  implantação se baseia basicamente no treinamento, mudar a cultura das pessoas que se acostumaram a mexer com papel e passar a visualizar o conteúdo através de uma tela", pontuou o assessor Especial de Gestão, Frank Correia, responsável  pela implantação do programana Prefeitura de Jaguaré.

Como ficou demonstrado na apresentação, a implantação do programa se torna auto suficiente após um ano e meio, só com a economia de materiais,  conforme foi citado no parágrafo anterior.