Prefeitura, comércios, bancos e Correio estarão fechados na próxima segunda-feira (12)

O dia 12 de outubro no Brasil é marcado por devoção e alegria. Esse dia é dedicado a Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do Brasil e às crianças.

08 de outubro de 2020 às 00h00.

Em Vila Pavão, o feriado irá alterar o expediente na Prefeitura e Câmara Municipal, comércios, bancos e Correio que estarão fechados e só retomarão as atividades na manhã de terça-feira (13).

Apesar disso, no setor público, os serviços considerados essenciais que não admitam paralisação, como por exemplo, as unidades que prestam serviços essenciais, deverão funcionar em esquema de plantão.

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, 36 centímetros de altura e 2,5 quilos, que teria sido encontrada em outubro de 1717, por três pescadores no Rio Paraíba do Sul em São Paulo.

Como a santa foi “aparecida”, a alcunha logo pegou. O episódio foi considerado um milagre – e logo outros relacionados à santa foram sendo narrados. De sorte que a pequena capela originalmente erguida, em 1745, para abrigá-la passou a atrair mais e mais romeiros, e o local aos poucos se transformou em uma cidade, Aparecida.

Hoje Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do país. Anualmente, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional – que recebeu, aliás, os três últimos papas do catolicismo.

Por que o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro no Brasil

No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Um político notou a comoção provocada pelo tema na época. No ano seguinte, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil.

Em 5 de novembro de 1924, o então presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955) sancionou o Decreto 4.867. “Artigo único. Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário”, diz o texto.

E, assim, foi criado o Dia das Crianças.