Município retorna para o grau de Risco Moderado no Mapa Covid-19 do Governo Estadual

O município que figurava no grau de Risco Baixo, retornou para o grupo de cidades com Risco Moderado de contaminação

31 de agosto de 2020 às 00h00.

O Governo do Estado anunciou, neste sábado (29), o 20º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (31) e o domingo (6).

Ao todo, 25 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 51 estão em Risco Moderado e dois em Risco Alto.

O Mapa foi construído seguindo a metodologia da 5ª Fase da Matriz de Risco de Convivência, anunciada pelo governador Renato Casagrande na última quarta-feira (26).

O município de Vila Pavão que figurava no grau de Risco Baixo, retornou para o grupo de cidades com Risco Moderado de contaminação.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

De acordo com o último boletim, divulgado na tarde ontem (30), Vila Pavão havia realizou 305 notificações. 26 pessoas cumprem isolamento social sem precisar fazer exame laboratorial; 23 são casos suspeitos e os pacientes estão em isolamento domiciliar; 169 casos foram descartados, após a realização de exames laboratoriais e cumprimento de 14 dias de isolamento; 87 casos foram confirmados através de exames ou clínica epidemiológica; 01 paciente está hospitalizado em hospital de referência após os exames testarem positivo; 04 pacientes são casos ativos em recuperação; 82 pessoas contraíram doença e são considerados curados e 01 pessoa veio a óbito.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Piúma e São Mateus.

RISCO MODERADO: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Jaguaré, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Venda Nova do Imigrante.