Em meio à pandemia do coronavíus e a safra cafeeira, a Prefeitura continua trabalhando para atender as necessidades dos produtores

A ação faz parte da estratégia da administração municipal em melhorar a acessibilidade, condições de tráfego e o escoamento da produção agrícola, beneficiando especialmente, os moradores da zona rural.

15 de maio de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Recuperação de carreadores nas propriedades rurais

Com a chegada da safra cafeeira na região, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio das secretarias, de Obras e Agricultura, intensificou o serviço de recuperação de estradas vicinais em toda extensão territorial do município.

Como medida de precaução ao risco de contaminação pelo coronavírus e para servir de exemplo, os servidores utilizam toda a proteção sanitária recomendada.

Patrolamento de estradas no interior

O trabalho de recuperação de estradas vicinais começou no último dia 17 de abril e só vai terminar quando todas a malha rodoviária do município estiver em boas condições de tráfego, garantiu o secretário municipal de Obras, Ancelmo Labarewisk. Segundo ele, até o momento, de 70% a 80% das estradas do interior já foram recuperadas.

Nos últimos dias foram patroladas estradas da região do Socorro, Córrego Caraca, Córrego Cutieira, Córrego Alecrim, Córrego Bom Jesus, Córrego Estevão, Córrego da Lapa, Córrego Paraíso, Beira Rio São Gonçalo, Córrego Preto, Córrego Santa Filomena, Córrego Figueira e Córrego Grande.

Na sequência o maquinário da Prefeitura será deslocado para atender as demandas dos produtores da região que engloba o Córrego Mutum, Córrego das Flores, Córrego Limão, Córrego Boa Sorte e uma parte de Praça Rica.

Construção de ponte com blocos de granito em parceria com produtor rural no Córrego Grande

Além disso, foram construídos e recuperados inúmeras pontes e bueiros e realizado represas e aterro em várias localidades. Como se trata de serviço emergêncial, para possibilitar o escoamento da produção cafeeira, a Prefeitura Municipal contratou duas patrois para reforçar e dinamizar o trabalho.

Construção de represa na propriedade rural do Sr. Alonso Gabret

Integração entre as secretarias

Pelo ponto de vista do prefeito Irineu Wutke, especialmente neste momento em que a Saúde da população é ameaçada pela Covid 19, o Poder Público precisa mais do nunca dar respostas concretas à população e para isso, é necessário haver uma integração entre as secretarias para que as prioridades sejam alcançadas. “A união das secretarias de Obras, Agricultura e Meio Ambiente possibilitou num curto espaço de tempo, a realização de serviços de recuperação de grande parte das estradas vicinais e carreadores nas propriedades do município, além da construção e recuperação de represas, pontes e bueiros. Conseguimos também agilizar o transporte de palha de café para os produtores, entre outras ações que só foram possíveis, por causa dessa integração”, disse.

Serviço de transporte de palha de café para os agricultores foi intensificado

Serviços da porteira para dentro

Conforme o secretário interino de Agricultura, Bráz Marré, o trabalho que está sendo desenvolvido no município, até mesmo os serviços da porteira para dentro, como recuperação de terreiros, estradas nas propriedades e outros, realizados com maquinário da frota municipal, foram planejados e priorizados de forma à atender as demandas dos cafeicultores no que tange, agilização da colheita e a escoamento da safra cafeeira.