Município adere ao uso de máscaras e outras medidas sanitárias para controle do coronavírus

01 de maio de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Moradores e comerciantes aderiram ao uso de máscaras

Basta andar pelas ruas de Vila Pavão para perceber que boa parte da população já aderiu ao uso das máscaras. Essa atitude que entrou na rotina do pavoense é fundamental neste momento de pandemia.

Estudos comprovam que o uso de máscaras de proteção, juntamente com a higiene das mãos são eficientes para retardar a propagação exponencial do coronavírus. O estudo se baseia nas experiências de sete países no combate ao COVID-19.

Decretos estaduais e municipais recomendam a sua utilização, especialmente para atendimentos no comércio, unidades de saúde e demais estabelecimentos ou locais com muita entrada e saída de pessoas.

É um pouco incomodo usar a máscara, mas, para o nosso bem estar, o sacrifício vale a pena. Como já estou com mais de 60 anos, a máscara me faz sentir mais seguro e tranquilo quando preciso sair de casa, em caso de necessidade. Na localidade de Praça Rica, onde vivo com minha família, uns usam, mas muito ainda não usam”, relatou o morador Elmo (Ninca) Kloss.

Os comerciantes estão cientes que para que o comércio continue aberto, o município precisa manter a classificação de baixo risco no mapa de risco, elaborado pelo governo do Estado.

’Felizmente, os moradores e os comerciantes estão percebendo a gravidade da situação, e aceitando e aderindo a campanha que a Prefeitura vem fazendo para impedir a entrada do coronavírus na cidade. Todo cuidado é pouco, uma vez, que estamos  cercados por municípios que já têm vários casos confirmados e para que continuemos livre da doença,  durante essa pandemia, tomamos algumas atitudes para evitar a contaminação de funcionários e consumidores, como uso de máscara,  instalação de suporte de acrílico para evitar contato dos caixas, disponibilização de álcool gel para os clientes higienizar as mãos, marcações no chão para delimitar espaço e controle de fluxo dentro da loja. Acredito que se continuarmos tomando as medidas recomendadas, em breve retornaremos à nossa rotina normal, salientou, o gerente Geovane Gonçalves Goulart.

Igrejas incentivam e apoiam o uso de máscaras

O Prefeito Irineu Wutke vem se reunindo com praticamente todos os setores organizados de Vila Pavão para discutir medidas e ações práticas para fortalecer o combate ao coronavirus, na cidade.

Em depoimento, o pastor Dalmiro Sarter, destacou que a Igreja Assembleia de Deus, assim como, todas as outras igrejas, está apoiando e incentivando o uso da máscara.

“Como pastor evangélico, estou aconselhando não só o uso da máscara, mas de todas as outras medidas implementadas pelo município para o controle do coronavírus. Bom mesmo seria se as pessoas evitassem sair de casa, principalmente o grupo de risco. Como estamos vendo, essa pandemia é coisa muito séria, então, para o bem estar de todos, temos que seguir as recomendações”, enfatizou o pastor.

A secretaria municipal de Saúde, em parceria com outras secretarias, desenvolve várias ações práticas como um intenso trabalho de conscientização nas redes sociais, distribuição de cartilhas aos produtores rurais, som volante nos bairros e comunidades com alerta á população, entre outras ações.