Confira dicas, alternativas e contatos telefônico de comerciantes e comércios de Vila Pavão
Em tempo de pandemia do coronavírus, com a população isolada em casa e o comércio fechado para evitar o contágio da Covid-19, as empresas precisam recorrer a aplicativos e outros meios para vender seus produtos. As entregas em domicílio (delivery), durante o período de quarentena, se apresentam como uma das principais alternativas para consumidores e comerciantes.
No fim da semana passada, o prefeito de Vila Pavão, Irineu Wutke, assinou um decreto municipal que veda o funcionamento do comércio na cidade com atendimento presencial. As lojas poderão atuar com portas fechadas, utilizando aplicativos e outros meios para a entrega dos produtos. A medida, que inicialmente vale por 15 dias, tem como objetivo a redução da propagação do coronavírus.
Estão isentas do decreto, farmácias e clínicas médicas, além de supermercados, açougues, padarias, hortifrútis, alimentação e cuidados animais, insumos agrícolas, postos de combustível, serviços de delivery, borracharias, distribuidoras de água e gás e serviços, no entanto, terão que atender as exigências de limpeza e diminuição de aglomerações. Para restaurantes e lanchonetes, a determinação é que só funcionem até 16 horas.
Em reunião com representantes da CDL, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Nac, no início da semana para discutir o decreto que entre outras medidas, determina o fechamento do comércio local pelo período de 15 dias, o prefeito Irineu Wutke disse que o impacto das medidas para conter o avanço do coronavírus será sentido de várias maneiras. ”Devemos usar da criatividade e buscar novas alternativas às restrições, uma delas é aprimorar e intensificar os serviços de delivery (entrega em domicílio) de produtos”, salientou o prefeito.
Veja algumas dicas para empreendedores e donos de comércio:
Mídias sociais e divulgação dos serviços
Caso o empreendedor não tenha perfis empresariais nas redes sociais, esse é o momento. A internet é uma ferramenta fundamental para divulgação dos serviços e produtos, o que facilita, de maneira rápida e com baixo custo, o contato com o público.
Além das redes sociais, uma alternativa é colocar na fachada do estabelecimento uma placa ou banner, respeitando a lei Cidade Limpa, de divulgação dos meios de contato para encomendas e atendimento para os consumidores, indicando taxas de entrega e demais informações.
Comércio via aplicativos de entrega e internet
Pela internet, o empreendedor tem a possibilidade de oferecer seu produto via aplicativos de entrega, que também possibilita transações on-line, diminuindo o contato físico entre comerciante e consumidor.
Implantação de delivery próprio
Com a orientação do poder público para que a população fique em casa, o fluxo de atendimento presencial diminuirá. Uma alternativa é a disponibilização de delivery com os funcionários do estabelecimento, especialmente em bairros residenciais, onde a entrega pode ser feita em curtas distâncias e sem o uso de veículos.
Orçamento e redução de custos
É interessante fazer uma análise do negócio e identificar os itens fundamentais para o seu funcionamento. A partir disso, o empreendedor pode avaliar quais gastos podem ser cortados ou reduzidos.
Abaixo, confira os nomes e contatos telefônicos de alguns comércios de Vila Pavão: