Alunos da escola Esther da Costa Santos visitam Nac e almoxarifado

Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, 6º ao 9º anos, da Escola Municipal Professora Esther da Costa Santos realizaram uma visita de estudos ao NAC – Núcleo de Atendimento ao Contribuinte de Vila Pavão, através do Projeto Educação Alimentar e Nutricional, Financeira e Fiscal, ministrado nas escolas do município. Foram acompanhados pelas professoras Eufrasia Ghisolfi Furtado Veloso, Andréa dos Santos e Marselizi Machado Biazatti, sendo recepcionados pelo Secretário de Finanças de Vila Pavão, Valdecir Berger, que explicou aos alunos como funciona a arrecadação municipal, a importância do recebimento dos recursos, a sua destinação e quais os impostos e taxas que o município cobra de seus contribuintes, de acordo com a legislação vigente. Esses temas são trabalhados em sala de aula durante as aulas de projeto.

O Secretário Valdecir Berger levou os alunos, também, ao setor de almoxarifado e lá puderam entender como funciona o estoque e saída dos produtos para os demais setores e instituições ligados à prefeitura.

O Projeto de Educação Alimentar e Nutricional, Financeira e Fiscal é parte integrante do currículo do município. Educação Alimentar e Nutricional é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É buscar a conscientização para uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro e uma melhor utilização dos recursos pessoais, proporcionando segurança.

Educação Fiscal é um conjunto de ações educativas que visa mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão.

O objetivo da Educação Fiscal é formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos; entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos; estar motivado para o exercício da cidadania plena.

Assim, a escola tem um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável para todos, pois, ao educar seus estudantes, tem a oportunidade de formar cidadãos críticos, dotados de condições que permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos.

Data de Publicação: quarta-feira, 30 de outubro de 2019