Alunos da escola Esther da Costa Santos visitam Nac e almoxarifado

O Projeto de Educação Alimentar e Nutricional, Financeira e Fiscal é parte integrante do currículo do município. Educação Alimentar e Nutricional é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

30 de outubro de 2019 às 00h00.

Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, 6º ao 9º anos, da Escola Municipal Professora Esther da Costa Santos realizaram uma visita de estudos ao NAC – Núcleo de Atendimento ao Contribuinte de Vila Pavão, através do Projeto Educação Alimentar e Nutricional, Financeira e Fiscal, ministrado nas escolas do município. Foram acompanhados pelas professoras Eufrasia Ghisolfi Furtado Veloso, Andréa dos Santos e Marselizi Machado Biazatti, sendo recepcionados pelo Secretário de Finanças de Vila Pavão, Valdecir Berger, que explicou aos alunos como funciona a arrecadação municipal, a importância do recebimento dos recursos, a sua destinação e quais os impostos e taxas que o município cobra de seus contribuintes, de acordo com a legislação vigente. Esses temas são trabalhados em sala de aula durante as aulas de projeto.

O Secretário Valdecir Berger levou os alunos, também, ao setor de almoxarifado e lá puderam entender como funciona o estoque e saída dos produtos para os demais setores e instituições ligados à prefeitura.

A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É buscar a conscientização para uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro e uma melhor utilização dos recursos pessoais, proporcionando segurança.

Educação Fiscal é um conjunto de ações educativas que visa mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão.

O objetivo da Educação Fiscal é formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos; entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos; estar motivado para o exercício da cidadania plena.

Assim, a escola tem um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável para todos, pois, ao educar seus estudantes, tem a oportunidade de formar cidadãos críticos, dotados de condições que permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos.