PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA PAVÃO - ES - Link para página inicial

Prefeitura constrói em parceria com o Governo do Estado, pontes com vigas pre-moldadas no meio rural

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Construção de ponte com vigas pre-moldadas no Córrego Rapadura (Beira Rio Luzilândia)

 

A parceria com o Governo o Governo Estadual está trazendo bons frutos para Vila Pavão. Além das obras já em mandamento, decorrentes dessa parceria, recentemente o município foi contemplado com cinco pontes de vigas de concreto pré-moldado no meio rural.

O projeto foi realizado em 2017 pela equipe de técnicos da Seag (Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca) que na época apontou a necessidade de construção de pelo menos sete pontes no interior do município. Pelo projeto, cabe Prefeitura Municipal, por meio da secretaria municipal de Agricultura, a viabilização do acesso aos equipamentos pesados (guindastes, caminhões e outros) e construção das cabeceiras das pontes. O Estado entra com as vigas de concreto pré-moldadas, transporte do material e o equipamento necessário à construção. A parceria envolve ainda a participação de mineradoras de granito de região.

O projeto caminha junto com o programa Caminhos do Campo e visa auxiliar o escoamento da produção agrícola e o transporte escolar.

De imediato o município foi contemplado com duas pontes de vigas pré-moldadas. Uma no Córrego da Rapadura (Beira Rio Luzilândia) com 12 metros de extensão, entregue na semana passada e outra a ser construída nos próximos no Córrego Alecrim (próximo à propriedade do Sr. Toninho Moreira), devendo ser entregue até o final deste mês. Serão construídas também pontes no Córrego da Peneira e Córrego da Laginha”, afirma o secretário municipal de Agricultura, José Henrique Martins.

União

Conforme José Henrique, com a chegada de Paulo Foletto e Rodrigo Vacari à Seag, a partir de 2018, um conjunto de obras, importantes começou a sair do papel.

O secretário afirma que essa administração mantém um diálogo permanente com os titulares da Seag e isso facilita e abre caminho para o encaminhamento das demandas do meio rural. “As pontes já são realidade. Mas não paramos por aí. Recentemente encaminhamos ofícios solicitando o asfaltamento pelo programa Caminhos do Campo das estradas Vila Pavão a São Gonçalo e Praça Rica a Veloso,  e calçamento e telefonia rural para as localidades do interior“, diz.

Obras em andamento

Além das pontes com vigas pre-moldadas, através da parceria com o Governo Estadual, está em andamento no município as obras de pavimentação com construção de galeria para drenagem pluvial em ruas do distrito de Praça Rica e ruas de acesso à escola Ana Portela de Sá e ao Campo Bom de Bola e Leopoldo Ramlow no trecho que vai do Posto de Saúde ao desvio em direção ao CEIER. Foram iniciadas também as obras de construção da tão sonhada barragem no Córrego Socorro; de ampliação da Creche Municipal CMEI Girassol, cuja ordem de serviço foi dada no dia 23 de julho e da sede própria do CREAS, no último dia 05 de agosto.

Recursos Próprios

Com recursos próprios a Prefeitura Municipal está realizando, várias obras, destacando a construção de passarelas nas pontes sobre Córrego Belo Aurora e portal limitador de altura no centro da cidade; implantação de 11 lombadas e 02 faixas elevadas nos trechos de maior movimento no centro da cidade com o objetivo de levar mais segurança aos pedestres e condutores de veículos, Lembrando que as obras de construção das lombadas e faixas já foram concluídas, faltando apenas a sinalização nos locais, etapa essa de responsabilidade exclusiva do DETRAN/ES; reforma dos vestiários do Estádio Municipal Orlando Ferrari e reconstrução da ponte sobre o Rio XV de Novembro na divisa com o município de Ecopranga, entregue recentemente, que encontrava-se desativada há pelo menos cinco anos.

Outra importante obra que deverá ser iniciada em breve é a construção da praça multiuso na cidade. A área onde será construída a praça mede 900 metros quadrados. Para ocupa-la, a municipalidade estruturou um projeto de 827,21 m2 de construção com o intuito de atender a carência de espaço para eventos culturais, educacionais, de lazer, entretenimento, feiras, entre outros.

Data de Publicação: segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29843-000

Horário de Expediente:
Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00 | Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00
Telefone(s):
(27) 3753-1001 / 1196 / 1195 / 1022

E-mail:
ouvidoria@vilapavao.es.gov.br