Governo do Estado autoriza construção da barragem no Córrego do Socorro

30 de maio de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Em solenidade na manhã desta quinta-feira (30), no Palácio Anchieta, o governador do Estado Renato Casagrande e o prefeito Irineu Wutke assinaram a ordem de serviço para construção da barragem do Córrego do Socorro. No momento da assinatura do documento que autoriza o início da obra, o prefeito pavoense estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura José Henrique Martins e dos vereadores João Trancoso, Francisco de Assis e Gecimar Rodrigues.

Durante a solenidade que reuniu prefeitos de vários municípios, secretários  de Estado, deputados estaduais, entre outras autoridades, Renato Casagrande anunciou  R$ 5 milhões em investimentos em mais de 20 municípios, beneficiando moradores, produtores, transportadores, vendedores e consumidores dos produtos agrícolas capixabas.

Expectativa

A retomada da obra que chegou a ser licitada e dada a ordem de serviço, em dezembro do ano passado pelo Governo anterior foi discutida no último dia 02 de maio, pelo prefeito Irineu Wutke e a deputada estadual Raquel, durante audiência com o Governador do Estado Renato Casagrande.

O reservatório terá a capacidade de armazenamento de 67.192 metros cúbicos, e deverá alagar uma área de seis hectares.Os investimentos para sua construção são de R$ 713.701,27.

O prefeito Irineu Wutke lembra que a municipalidade se esforçou para cumprir uma das etapas mais importantes do processo de implantação da barragem: a indenização das áreas de terras que serão alagadas com o represamento da água, pertencentes a quatro produtores rurais, assim como, as benfeitorias existentes nelas, cujos recursos foram provenientes unicamente dos cofres municipais.

A construção da barragem do Córrego Socorro vem sendo discutida desde o ano de 2016, depois que o município atravessou uma das piores crises hídricas da sua historia, sendo submetido a severos racionamentos, faltando água inclusive para o consumo humano.

Para Irineu, a implantação da barragem na bacia dos Córregos Socorro e São Sebastião, vai além do abastecimento de água para a população via sistema da Cesan. "O empreendimento é importantíssimo na recuperação hídrica da região, reequilibrando a reservação de água no solo. Em minha opinião, a construção de barragens tem tripla finalidade: primeiro reidratar o solo, segundo abastecer as cidades de água potável e terceiro impulsionar a produção agrícola com a irrigação de lavouras" explicou.

A previsão é obra seja iniciada na segunda quinzena de junho.