Conferência debate os direitos da pessoa idosa

31 de março de 2019 às 21h19.

As discussões e ações foram voltadas para a terceira idade

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da secretaria de Assistência Social e seus serviços, realizou nesta sexta-feira (29), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e reuniu idosos de todo o município que puderam participar das discussões e ações voltadas para a terceira idade.

As atividades começaram pela manhã com credenciamento; café da manhã; abertura solene com formação da mesa de autoridades; plenária de leitura do regimento para aprovação; Palestra “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”; almoço; discursão de grupos; apresentação das propostas e eleição dos delegados para conferência estadual com previsão de acontecer em junho.

Durante a conferência foram apresentados e debatidos os quatro eixos visando a melhoria das políticas públicas para os idosos que são eles: 1º – Direitos Fundamentais na Construção /Efetivação das Políticas Públicas. Sub eixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer ; 2º – Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; 3º – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e 4º – Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Politica Públicas.

“Neste espaço democrático, a proposta da palestra intensificou a reflexão sobre os direitos da Pessoa Idosa sob implicação das políticas públicas e o comprimento como forma de assegurar a efetivação dos direitos fundamentais, desde as competências de cunho político ao familiar”, comentou a palestrante Alyne Rossow Litig, estudante de psicologia do 9º período da faculdade Multivix.

A secretária municipal de Assistência Social Alexsandra Holz Rossim, afirmou que o debate tem total apoio da Administração municipal. “A conferência é um espaço extremamente importante, pois, é neste momento que a sociedade civil e Poder Público tem oportunidade de colocar no papel propostas a nível municipal, estadual e federal que se transformam em políticas públicas”, destacou Alexsandra.

O prefeito Irineu Wutke, o secretário municipal de Meio Ambiente Braz Marré e o presidente da CDL local Luciano Joan participaram das discussões.