Grupo Folclórico Pomerano Rijkplatz de Praça Rica estreia no próximo dia 30 durante a Gingebijrfest, edição 2017

25 de setembro de 2017 às 16h07.

O Grupo Folclórico Pomerano Rijkplatz é formado por 10 pares. Os trajes ainda estão sendo confeccionados

O Grupo Folclórico Pomerano Rijkplatz do Centro Agroecológico (CMEA) Praça Rica fará sua primeira apresentação na tradicional Gingebijrfest, edição 2017 que será realizada no distrito de Praça Rica no próximo dia 30 de setembro. Depois de se apresentar na Gingebjrfest, irá abrilhantar a 20ª Pomitafro, a realizar-se nos dias 6, 7 e 8 de outubro.

O Grupo Folclórico Pomerano Rijkplatz, foi criado por projeto apresentado pelo Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão (CECIVIP), por meio do edital 005/2016 para culturas populares e tradicionais. O projeto intitulado Valorização da Cultura no Interior de Vila Pavão tem por objetivo valorizar a Gingebijrfest e a comunidade de Praça Rica como polo da cultura pomerana e foi integralmente desenvolvido com recursos do Fundo Estadual de Cultura. Com esses recursos foram adquiridos alguns equipamentos básicos para a estruturação do grupo e confeccionados os trajes de danças folclóricas.

Rijkplatz em pomerano significa Praça Rica. O grupo coordenado pela diretora Selma Pagung e as professoras Daiana de Sá Resende e Elizia Marques Kloss é formado por 10 pares de crianças e adolescentes, em sua maioria, estudantes do CMEA Praça Rica.

A diretora Selma Pagung explica que o Grupo Folclórico Pomerano de Danças Típicas Rijkplatz está dando os seus primeiros passos mesmo - os trajes ainda nem estão prontos. Ela destaca que o projeto conta com apoio total do secretário municipal de Cultura Gil Leandro Breger Lauvers Paz (grande incentivador) e do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån, um dos mais respeitados e antigos grupos folclóricos do Espírito Santo que ensinou as primeiras danças para os integrantes do grupo.

“Esperamos contar com a ajuda de todos para manter o grupo vivo e em atividade, fazendo apresentações regulares. Dessa forma estaremos contribuindo para a valorização e preservação da nossa cultura”, encerrou a diretora.