Feira da Agricultura Familiar passa a ser realizada na Praça São Marcos

27 de julho de 2017 às 08h13.

A feira é realizada todas as manhãs de sextas-feiras na rua Desembargador Santos Neves, centro da cidade A feira é realizada todas as manhãs de sextas-feiras na rua Desembargador Santos Neves, centro da cidade

A Feira da Agricultura Familiar de Vila Pavão, a partir da próxima sexta-feira (28) vai passar a ser realizada na Praça São Marcos, centro da cidade.

A decisão foi confirmada na última quarta-feira (26) pela representante dos feirantes Aulira Lenke Alves Rossini.

Os principais motivos da mudança são a segurança dos consumidores e dos próprios feirantes.

Desenhada para ocupar a Rua Desembargador Santos Neves, até a altura da Farmácia Pomitafro, a feira ganhou agregados que ocupam a rua em quase toda a sua extensão, causando congestionamento e levando insegurança aos consumidores que são obrigados transitar no meio dos veículos.  O problema se agravou após a implantação da nova sinalização de trânsito que desviou todo o trafego de caminhões pesados para o local.

A área da feira na Praça São Marcos será delineada pela Policia Militar para evitar a circulação de veículos entre os consumidores e feirantes.

Mudança

Ficou acertado que a feira será realizada durante quatro semanas a título de experiência na Praça São Marcos, após esse período será feito uma avaliação para analisar se o impacto da mudança foi positivo ou negativo. Caso a mudança não corresponda às expectativas dos feirantes, a feira poderá retornar para o antigo local, porém, com limitações até a farmácia Pomitafro.

Produtos da região

Criada em outubro de 2013, a Feira da Agricultura Familiar de Vila Pavão tornou-se uma referência para a cidade.  É realizada todas as manhãs de sextas-feiras no centro da cidade e envolve cerca de 35 famílias produtores do município. No espaço são comercializados produtos da região como, frutas, verduras, legumes, hortaliças, além dos produtos da agroindústria local:  pães, doces, biscoitos e outros.

A Feira da Agricultura Familiar é uma alternativa para os consumidores mais exigentes que podem adquirir produtos frescos da região, livres de contaminação por agrotóxicos, onde são utilizados métodos agros ecológicos com adoção de medidas de proteção ambiental, sem contar que a feira dá um destino lucrativo aos produtos cultivados, ou seja, se converte numa fonte de renda segura para os agricultores, garantindo a segurança alimentar e nutricional dos consumidores.