Aumento do número de casos de dengue preocupa Vila Pavão

13 de julho de 2017 às 14h37.

Nova Imagem2 Do ano passado para cá o número de focos do mosquito encontrados mais que triplicou no município

Ao contrário de muitas cidades brasileiras que tiveram em 2017, uma diminuição do número de casos de zika, de chikungunya e de dengue, em Vila Pavão a situação se agravou.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos seis meses, contando os casos levados para outros hospitais da região, foram notificados 65 casos das doenças no município. Nas unidades de saúde do município foram 36 casos. Entretanto, nesse grupo não estão incluídas aquelas pessoas que têm sintomas leves da doença que não chegam a procurar atendimento médico.

“Estamos em epidemia de dengue.  Dos casos notificados cerca de 85% das sorologias deram positivas. A situação é tão preocupante que no início desta semana uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde esteve no município para cobrar uma intervenção mais drástica em relação a doença”, afirma a coordenadora de vigilância e Saúde do município Caroline Possatti.

As pessoas que procuram as unidades de saúde municipais com sintomas da dengue passam acompanhamento médico que inclui a realização de hemogramas e sorologias, que são os procedimentos capazes de detectar a dengue.

“Muitos casos de dengue são assintomáticos, ou seja, apresentam sintomas leves ou nenhum sintoma da doença. Muitas pessoas só descobrem que tiveram dengue quando, por exemplo, são infectadas pela segunda vez e desenvolvem a forma mais grave da doença. Então,  muita mais gente do que se imagina pega dengue e  nem sequer sabe que pegou a doença, explica a enfermeira.

Situação preocupante

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Saúde,  do ano passado para cá o número de focos do mosquito mais que triplicou no município.  Para se ter ideia da dimensão do problema, em três meses desse ano foram encontrados mais foco de mosquitos do que em seis meses do ano passado.  No primeiro ciclo de aedes aegypti  por exemplo, feito no município em 2016, entre 05 janeiro a 21 junho foram encontrados 30 focos. Já no primeiro ciclo de 2017,  o número de focos encontrados no período 02 de janeiro a 23 de março subiu para 101.

Equipe epidemiológica

De acordo com a enfermeira, a vigilância é constante. O município possui uma equipe epidemiológica que faz de três a quatro ciclos por ano de vigilância nas residências e imóveis do município. Sempre que é encontrado um foco do mosquito, o local é isolado e o material recolhido para análise para se saber de que espécie de mosquito é aquela larva. Pelo tipo de mosquito é que sabe qual a doença ele transmite, podendo zika, chikungunya, dengue ou febre Amarela, mas de nada adianta isso sem colaboração dos moradores.

Campanha das escolas

Além do trabalho de vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos e orientações quanto à prevenção da doença desenvolvido pelos Agentes de Combate da Endemia, a Secretaria Municipal de Saúde planeja intensificar o combate a dengue, através de  campanha de conscientização nas escolas do município, com palestras, orientações e distribuição de material informando à população as formas de prevenção e combate à doença.

Como prevenir?




Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.
É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:
Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.
Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.
Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.
Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.
Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.
Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.
Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.
Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.
Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.
Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.
Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.
Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.

 

 

 

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec