Município assina acordo de cooperação para contratação de projetos de construção de barragens

11 de julho de 2017 às 15h28.

O prefeito Irineu Wutke no momento da assinatura do termo de cooperação O prefeito Irineu Wutke no momento da assinatura do termo de cooperação

Doze municípios capixabas, entre eles Vila Pavão receberão investimentos para ampliação da reservação de água para o enfrentamento de futuros períodos de estiagem.

O prefeito Irineu Wutke, acompanhado do secretario municipal de Agricultura José Henrique Martins, assinou na manhã desta terça-feira, (11), no Palácio Anchieta, acordo de cooperação para a contratação de projetos de barragens. O acordo foi viabilizado através da parceira entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Sicoob, ES em Ação e os municípios beneficiados.

No acordo firmado, o Sicoob repassará cerca de R$ 1,6 milhões para a contratação dos projetos, que será realizada pelo ES em Ação. A Seag fica responsável pelo acompanhamento do projeto e execução da obra, e as prefeituras locais ficam responsáveis pela gestão da obra, licenciamento, titularidade de terras, entre outros.

As cidades beneficiadas com os projetos serão Afonso Cláudio, Águia Branca, Cachoeiro de Itapemirim, Governador Lindenberg, Iúna, Linhares (2), Nova Venécia (3), Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha (3), Vila Pavão e Vila Valério. Participaram da solenidade o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, além de representantes do Sicoob, ES em Ação e prefeitos municipais.

Os projetos deverão ser concluídos em até seis meses. Em seguida, será aberto o processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da obra. A quantidade de armazenamento dos reservatórios e extensão da área que a barragem ocupará serão definidas de acordo com os projetos que serão elaborados.