Governo Estadual inaugura asfalto Caminhos do Campo no município

26 de junho de 2017 às 20h00.

A pavimentação dos 13 quilômetros foi realizada por meio do Programa Caminhos do Campo. A pavimentação dos 13 quilômetros foi realizada por meio do Programa Caminhos do Campo

O Governador do Estado Paulo Hartung, acompanhado do Secretário de Estado da Agricultura Octaciano Neto, inaugurou na manhã desta sexta-feira (23), a pavimentação asfáltica do trecho da estrada rural que liga o distrito de Praça Rica à sede de Vila Pavão.

A pavimentação da estrada vai ajudar a escoar a produção da agricultura local, principalmente o café, e facilitar o acesso ao distrito de Praça Rica. As obras, que haviam sido paralisadas em novembro de 2014, foram retomadas em novembro de 2015. A pavimentação dos 13 quilômetros foi realizada por meio do Programa Caminhos do Campo.

Recepção

O cerimonial do prefeito Irineu Wutke, coordenado pela chefe de gabinete Ingrid Wutke, preparou uma calorosa recepção para o governador. Após pousar de helicóptero no Estádio Municipal, ele foi recepcionado pelo grupo Folclórico Pomitafro (composto por alunos da escola Emef Professora Esther da Costa Santos) e lideranças do município. Já a comunidade de Praça Rica encontrou uma forma muito singela de agradecimento que comoveu o governador. A aluna da escola CMEA Praça Rica, Yasmin Gomes da Silva declamou uma poesia composta especialmente para a ocasião.

Homenagem às vítimas do acidente na BR 101

O governador Paulo Hartung  se solidarizou e propôs um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do grave acidente rodoviário ocorrido na BR 101,  que  ceifou vidas de 22 pessoas na manhã de ontem (quinta-feira 22). “Essa é a primeira solenidade que participo após o acidente e, em respeito às vítimas do acidente, quero pedir um minuto de silêncio”, disse.

Em seu discurso ele destacou que o investimento R$ 10 milhões na estrada irá melhorar a qualidade de vida de todos.  “Já temos 1.100 km de pavimentação de estradas no Programa Caminhos do Campo. Esta é uma estrada vicinal que, em algumas comunidades, além do escoamento da produção e maior segurança para quem trafega e mora às margens da via, também tem servido para dinamizar a economia local, além de impulsionar atividades ligada ao turismo e agroturismo”, disse.

“Desde o início do Programa Caminhos do Campo já foram mais de 100 trechos asfaltados. Praça Rica tem uma população e produção agrícola grandes. E esses 13 quilômetros vão ajudar a comunidade. E reforça também o agroturismo, assim como todos os trechos do Caminhos do Campo”, disse o secretário Octaciano Neto.

Novas reivindicações

O prefeito de Vila Pavão, Irineu Wutke agradeceu o investimento para o município e destacou as melhorias que obra promoverá para a população, aproveitando a ocasião para reivindicar novas benfeitorias para o município. “Senhor governador, nessa oportunidade que  estamos todos juntos aqui, gostaria não só de agradecer essa importante obra, mas também de fazer novos pedidos e reforçar outros”.

Wutke aproveitou a oportunidade para entregar ao governador ofícios com demandas do município. “Aqui, estão seis demandas da população:  reforma de escolas, de centros de saúde, de ginásio de esportes, pavimentação de ruas e torre de telefonia para o distrito de Todos os Santos. Mas, dois desses pedidos são especiais: No outro extremo do município, na região de São Gonçalo, vamos inaugurar nos próximos dias uma importante ponte que faz a  ligação entre os municípios de Vila Pavão, Nova Venécia e Barra de São Francisco:  a nova ponte de São Gonçalo, sobre o rio Cricaré na divisa com Nova Venécia.  Em razão disso, estamos reivindicando um novo Caminhos do Campo no trecho de 16 quilômetros para fazer a ligação asfáltica até a sede de Vila Pavão.  O outro pedido diz respeito a melhoria da saúde da população. Infelizmente nos não temos ainda na cidade um sistema de tratamento de esgoto adequado e sabemos que isso não bom para a saúde da população”, reivindicou o prefeito.

O prefeito pavoense  pediu ainda atenção especial do governo aos dois projetos técnicos de barragens em andamento do município que no seu entendimento são primordiais para amenizar o problema da falta de água no município nos períodos de estiagem.

O  Produtor rural de Praça Rica, Elmo Kloss, de 65 anos, e que há mais de 50 anos mora na comunidade, afirmou que a estrada é um sonho realizado. “A nossa estrada tinha muito buraco, muito mataburro. Não imaginava que um dia iria ver asfalto aqui. Quando chovia só com carro com tração conseguimos sair de casa. Era um atoleiro só. Agora mudou. Estamos felizes”.

A tenda para a cerimônia foi montada no quintal da família Kloss em Praça Rica. Vieram para a inauguração também,  prefeitos dos municípios de Nova Venécia (Lubiana Barrigueira), Jaguaré (Ruberci Casagrande), Água Doce do Norte (Paulo Márcio), Águia Branca (Ângelo Antônio Corteletti) e Vila Valério (Robinho Parteli); deputados estaduais: Padre Honório, Gildevan Fernandes, Raquel Lessa e Enivaldo dos Anjos;   Tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, Comandante do 2º BPM em Nova Venécia; os vereadores, João Trancoso, Juvenal Médici Ferreira, Marcos Laurenço Kloss, Valdeci Buge, Edvaldo Rodrigues Santos (Bafaela), Gecimar Rodrigues e Vera Lúcia Elias de Souza;  o vice-prefeito José Wilson Vieira; os secretários municipais: Antonio Carlos da Silva (Desenvolvimento Econômico),  Alexsandra Holz Rossin (Ação Social),  José Henrique Martins (Agricultura e Meio ambiente), Claudio da Cruz Oliveira (Saúde), Gil Leandro Vieira Paz (Administração e Recursos Humanos/Cultura e Turismo), Arlete Ramlow (Educação), Ancelmo Labarewisk  (Obras e Serviços Urbanos) e Arnado Grunivald (Esporte e Lazer); professores, alunos, servidores municipais,   entre outros.