Semana do Meio ambiente em Vila Pavão é encerrada com mutirão de replantio no entorno da UBS

10 de junho de 2017 às 11h27.

O replantio de mudas nativas foi realizado no entorno do parque da UBS, pelos alunos da escola EMEF Professora Esther da Costa Santos O replantio de mudas nativas foi realizado no entorno do parque da UBS, pelos alunos da escola EMEF Professora Esther da Costa Santos

Um mutirão para replantio de mudas nativas na área da APP (parque no entorno da UBS), no bairro Nova Munique realizado na manhã de ontem sexta-feira (09), por alunos da escola EMEF Professora Esther da Costa Santos, marcou o encerramento da Semana do Meio ambiente em Vila Pavão.

O prefeito Irineu Wutke; o vice-prefeito José Wilson Vieira; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Henrique Martins; o secretário de Obras Anselmo Labarewisk e a vereadora Vera Lúcia Elias participaram do trabalho com as crianças.

A Semana do Meio Ambiente foi realizada no período de 05 a 09 de junho, pela Cáritas de Vila Pavão em parceria com as Secretarias Municipais de: Meio Ambiente; Educação; Obras, e a escola EMEF Professora Esther da Costa Santos. Foi aberta no Auditório da Igreja da Igreja Católica com a palestra Descarte Adequado de Embalagens de Agrotóxicos e Reflorestamento de Nascentes, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) Thales Lacerda Santos.

As atividades foram alusivas ao dia mundial do meio ambiente, comemorado em 05 de junho e buscam chamar atenção para ações políticas e o aumento da preservação ambiental e conscientização.

O programação deste ano trouxe a proposta de um trabalho conjunto que possibilite ações sustentáveis focadas na conscientização sobre o descarte adequado das embalagens de produtos agrotóxicos no meio ambiente e o reflorestamento de nascentes. No trabalho replantio de nativas no entorno do parque da UBS foram utilizadas trezentas mudas de 11 espécies, como jequitibá , peroba, braúna, canjiquinha, ipê branco, ipê amarelo e outros.

Na avaliação da representante da Cáritas no município, a vereadora Vera Lúcia Elias, o evento correspondeu às expectativas. Ela destacou o apoio e envolvimento grande da sociedade, dos órgãos públicos e escolas, "A palestra realizada na abertura foi muito esclarecedora; A participação da escola EMEF Esther da Costa Santos, num trabalho coordenado pelas professoras Clécia Buge, Marlete Renoke e Rejany Assis, envolvendo os alunos, traduziu com perfeição a proposta de participação da comunidade escolar na preservação do patrimônio natural do município" frisou a vereadora.

De acordo com a Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Henrique Martins, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente; Educação e Obras deu o suporte necessário para que o evento acontecesse. “ Estamos nos preparando para realizar no ano que vem um evento mais abrangente, porque entendemos que isso é muito importante, mesmo porque, a nossa região como todos sabem, sofre as consequências dos danos ambientais, Então, cada vez mais temos que intensificar esse trabalho procurando envolver mais setores da sociedade, porque preservar e recuperar é mais que uma obrigação é um dever de todos”, disse.