Município participa de discussão para reorganizar o turismo regional

19 de maio de 2017 às 16h33.

Nova Imagem750 O secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho e os representantes dos municípios que integram a região turística Pedra, Pão e Mel

Representantes dos municípios que fazem parte da região turística Pedras, Pão e Mel, estiveram reunidos em Nova Venécia, na manhã da última quinta-feira (18), onde receberam o secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, para discutir a reorganização do turismo nos municípios que compõem a região.

A reunião aconteceu no Centro Cultural Casarão e contou com a presença do vice-prefeito de Nova Venécia, Adelson Salvador, secretários municipais e representantes do turismo dos municípios de Vila Pavão, Boa Esperança, Vila Valério e Ecoporanga.

Vila Pavão foi representado no encontro pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Gil Leandro Paz e pela chefe de gabinete, Ingrid Wutke da Costa.

Na oportunidade, foi apresentado aos participantes um apanhado geral daquilo que foi planejado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), no ano de 2017.

De acordo com o secretário de estado do Turismo, José Sales Filho, a integração da região turística é essencial para que os municípios sejam inseridos em programas voltados para o fortalecimento do turismo. “A liberação de recursos, tanto pelo estado quanto na esfera federal, depende de projetos concretos e a região turística, estando consolidada, é um dos primeiros quesitos para isso. Precisamos fortalecer essa região e gerar renda por meio do turismo. Grande parte da população não faz ideia de como é possível gerar renda através do turismo”, afirmou.

Coordenador da região Pedras, Pão e Mel, o secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, cobrou maior participação dos municípios envolvidos e falou da necessidade de união da classe empresarial. “Esperamos que desta vez os municípios se mobilizem e participem ativamente das ações da nossa região. Tem muita coisa acontecendo no nosso quintal e não estamos vendo. Nós precisamos juntar também os empresários para fomentar o turismo e assim ganhar dinheiro trabalhando. Precisamos do empenho de todos, municípios e empreendedores”, concluiu.

Na opinião do secretário municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão, Gil Leandro Paz, o debate foi importante porque abordou a necessidade de se organizar e alinhar os municípios para se  promover o intercâmbio entre eles, e com isso, desenvolver o turismo nos município que compõem a região turística Pedras, Pão e Mel.

A região Pedras, Pão e Mel reúne os municípios de Nova Venécia, Vila Pavão, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Vila Valério e Água Doce do Norte.