Vila Pavão se mobiliza contra a dengue

20 de dezembro de 2016 às 07h57.

No mundo, ele é chamado de mosquito da febre amarela. No Brasil, é conhecido como mosquito da dengue – e, mais recentemente, também da zika e da chikungunya.

O período endêmico, que vai de janeiro a maio está de aproximando, contudo, as ações de combate a dengue devem se antecipar e atuar diretamente no controle dos criadouros do mosquito, para manter o controle dos focos do mosquito da dengue.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, no período de 19/10 a 08/12/2016, foram encontrados no Centro de Vila Pavão 51 (cinquenta e um) focos do mosquito, sendo 41 (quarenta e um) positivos, sendo assim, o setor epidemiológico do município está  alertamos a população para a importância de manter hábitos simples de controle de focos e combate à doença com a realização de trabalho de concientização e distribuição de material informativo por todo o município com informações básicas de combate ao mosquito.

Um mero descuido com um recipiente abandonado pelo quintal, além de uma pequena precipitação de calor são suficientes para que o Aedes aegypti possa realizar o seu ciclo de reprodução. Se colocarmos na conta ainda uma pessoa enferma nas proximidades do foco do mosquito, temos como resultado a rápida proliferação de alguma dessas três doenças: dengue, febre chikungnya e vírus zika. O mosquito que pica uma pessoa doente pode transmitir o vírus para até 30 pessoas.

Por isso, muito além de um simples inseto, o Aedes aegypti se tornou uma praga e precisa ser combatida, visto que 80% focos são encontados nos domicílios e é fundamental que as pessoas atuem em suas próprias casas evitando qualquer tipo de acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito.

capturar