Município fecha campanha Outubro Rosa com palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo do útero

27 de outubro de 2016 às 11h01.

O encerramento da campanha Outubro Rosa em Vila Pavão aconteceu na noite última terça-feira (25), no auditório da EMEF Professora Esther Da Costa Santos, com palestra da médica Barbara Passamani e distribuição do Cartão da Mulher.

No decorrer deste mês, a secretaria Municipal de Saúde, como parte das ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, desenvolveu várias atividades, entre elas a coleta de material para preventivo nas Unidades de Saúde do interior e da sede do município, em mulheres na faixa de risco (entre 25 a 64 anos).

A  palestrante, a médica Barbara Passamani, destacou a importância da Campanha Outubro no sentido de alertar os usuários e não usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na detecção precoce desses dois tipos de câncer. “A mobilização no mês de outubro faz com que um número muito grande de mulheres seja alcançado. São mais consultas e mais exames e com isso, maiores são as chances de detecção da doença em seu estágio inicial, tornando mais eficaz, tanto a avaliação, como o tratamento da doença”, disse.

O seu conselho para as mulheres pavoenses é que conheçam o próprio corpo e estejam sempre abertas às informações.

O secretário municipal de Saúde, Weverton Rodrigues, abriu o evento agradecendo a colaboração da equipe de médicos, enfermeiros e técnicos do município e das mulheres que compareceram à palestra. Destacou a importância de se prevenir essas doenças, tão nocivas à saúde das mulheres, lembrando que quando se trata de câncer de mama e colo do útero, a prevenção é o melhor remédio.

O secretário aproveitou para anunciar a realização pelo município, da campanha Novembro Azul, direcionada à saúde dos homens, a ser deflagrada na próxima terça-feira (03/11).

A exemplo do Outubro Rosa, cujo foco é a saúde da mulher, o Novembro Azul durante todo o mês de novembro, concentra esforços com a promoção de várias atividades que visam a saúde e prevenção de doenças que afligem os homens, principalmente o câncer de próstata.