Prefeitura convida população a integrar cadastro estadual de voluntários

A proposta do cadastro é organizar e fortalecer a atuação de voluntários em situações de emergência, como enchentes, tempestades e outros eventos climáticos que possam atingir o município

08 de abril de 2026 às 16h36.

Na tarde desta quarta-feira, 8 de abril, o coordenador municipal da Defesa Civil, Geberson Vieira Freisleben, participou de uma reunião on-line com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo, Coronel Benício Ferrari Júnior. O encontro teve como pauta a apresentação do Cadastro de Voluntários para Atuação em Desastres e Adversidades Climáticas, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no último dia 25 de março.

A proposta do cadastro é organizar e fortalecer a atuação de voluntários em situações de emergência, como enchentes, tempestades e outros eventos climáticos que possam atingir o município. A iniciativa permite que servidores públicos e cidadãos se inscrevam, informando suas habilidades, o que possibilita uma resposta mais rápida, eficiente e segura.

O cadastro é destinado tanto a agentes públicos quanto à população em geral. Servidores poderão atuar em ações de gestão, mobilização e organização de recursos, enquanto os cidadãos poderão contribuir em atividades de apoio e suporte, sempre fora de áreas de risco, como organização de abrigos, distribuição de donativos, mutirões de limpeza, preparo de alimentos e atendimentos nas áreas de saúde, assistência social e apoio psicológico.

A Prefeitura Municipal reforça que o voluntariado não gera vínculo empregatício nem possui qualquer tipo de remuneração, sendo uma ação espontânea e solidária. O objetivo é organizar esse apoio, garantindo que toda atuação aconteça de forma coordenada pela Defesa Civil, trazendo mais segurança para todos os envolvidos.

Podem se cadastrar pessoas com mais de 18 anos, que deverão informar suas habilidades e disponibilidade. Os inscritos poderão ser convocados para treinamentos específicos e, posteriormente, mobilizados conforme a necessidade, de acordo com o perfil de cada voluntário.

Conforme destacou o coordenador estadual, coronel Benício Ferrari Júnior, a iniciativa busca dar mais organização ao trabalho voluntário:

“Essa iniciativa é uma forma de organizar e coordenar a participação dos voluntários. Em situações de desastre, toda ajuda é importante, mas precisa estar alinhada ao planejamento para garantir eficiência e segurança.”

A ação também fortalece o Programa ES Solidário, ampliando a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade durante eventos climáticos.

A Prefeitura reforça o convite para que a população participe. Em um município como o nosso, onde a união sempre fez a diferença, estar preparado é fundamental.

O cadastro pode ser feito pelo link:
https://defesacivil-es.github.io/Cadastro-de-Voluntarios/

 

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;
Telefone: (27) 99962-1857.

Vila Pavão nas redes sociais
Facebook:  facebook.com/prefeituravp
Instagram: @prefeituravilapavao
Youtube:    @prefeituradevilapavao6380.

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec