Barragem no Córrego Socorro poderá resolver o problema da falta de água potável na sede do municípío

23 de março de 2016 às 18h47.

O Prefeito Municipal participou na tarde de ontem (terça-feira,22) , no Palácio Anchieta, em Vitória,  da solenidade de lançamento de editais de licitação para a construção de um conjunto de 34 barragens de médio porte no interior do Estado.

Durante a solenidade, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, de prefeitos municipais, deputados estaduais, além de produtores rurais e representantes de diversas cadeias produtivas do agronegócio capixaba, foi assinado também um convênio de cooperação entre a Seag e a Cesan para a elaboração de seis novos projetos de barragens nos municípios de Vila Pavão,  Alto Rio Novo, Pedro Canário, São Roque do Canaã; Ecoporanga e Barra de São Francisco.

De acordo com o convênio, a Cesan vai repassar R$ 600 mil para que a Seag realize a licitação para elaborar os estudos e projetos básicos necessários para contratar as obras de construção das barragens. A prioridade dos empreendimentos é para o abastecimento humano, mas os reservatórios também podem ser utilizados para outros fins, como geração de energia, irrigação e contenção de enchentes.

O objetivo de construção das barragens é armazenar água para garantir a segurança hídrica e a regularidade do abastecimento público nos municípios mais afetados pela crise hídrica. A expectativa é que os projetos de engenharia sejam concluídos em 8 meses.

As barragens deverão ser construídas em áreas estratégicas e atender regiões que historicamente apresentam redução na disponibilidade da água, e que estão com os mananciais em estado extremamente crítico. A construção das barragens também vai reduzir os efeitos das mudanças climáticas no regime de chuvas e da baixa retenção de água pelo solo devido ao desmatamento.

Segundo prefeito de Vila Pavão,   o  edital de elaboração do projeto deverá ser publicado nas próximas edições do Diário Oficial do Estado.  O mandatário informou ainda,  que em Vila Pavão a barragem deverá ser  construída no Córrego do Socorro para aumentar a sua vasão, contribuindo assim, para solucionar o problema do desabastecimento de água potável na sede município.