Grupo infantil de danças folclóricas Lustige Kiner comemora um ano de alegria e cultura

Lustige Kiner em pomerano significa "crianças felizes",

22 de maio de 2024 às 12h46.

O Grupo Lustige Kiner, que em pomerano significa "crianças felizes", completa hoje seu primeiro aniversário. Fundado em 22 de maio de 2023, a iniciativa surgiu do Grupo Pomerano Fauhån de Vila Pavão, sob a coordenação geral de Gil Leandro Breger Lauvers Paz.

A criação do grupo partiu da grande demanda de pais que desejavam que seus filhos, com idades entre 4 e 6 anos, participassem de um grupo de danças. Diante desse cenário, Gil Leandro convidou Claudiane Bienow Kalk, ex-integrante do Fauhån, para assumir a coordenação. E assim, os ensaios começaram culminando na estreia do grupo na 24ª POMITAFRO de Vila Pavão.

O Lustige Kiner se destaca como o grupo com os integrantes mais jovens do município. Essa característica exige um trabalho especial, que busca abordar a cultura de forma lúdica e adequada ao universo infantil.

Através da Associação Cultural Gramado (ACG), à qual o Fauhån é filiado, o grupo obteve materiais de vídeo e áudio específicos para essa faixa etária. Atualmente, o Lustige Kiner conta com cerca de 16 integrantes que se divertem e aprendem a cada ensaio.

Um legado de cultura e novas gerações:

O Grupo Fauhån, um dos mais antigos do Espírito Santo, serviu como base para o surgimento de novas categorias, como o Klair Fauhån, Pfauplattler e, agora, o Lustige Kiner. Essa trajetória demonstra a pujança da cultura germânica/pomerana em Vila Pavão e a importância de sua transmissão para as novas gerações.

Um espaço para todos:

Embora enraizado na cultura germânica/pomerana, o Grupo Lustige Kiner acolhe crianças de todas as etnias. Acima de tudo, o grupo visa proporcionar às crianças um contato com a cultura desde a mais tenra idade, semeando valores e construindo um futuro promissor.

Ao longo de seu primeiro ano, o Lustige Kiner conquistou a comunidade com sua alegria, talento e dedicação à cultura. O grupo segue em crescimento, com planos para novas apresentações, workshops e projetos que visam fortalecer a cultura germânica/pomerana em Vila Pavão e região.

Parabéns ao Grupo Lustige Kiner por este primeiro ano de sucesso! Que a alegria e o aprendizado continuem a marcar a trajetória desse grupo tão especial!

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;