Município promove palestra sobre saúde mental para servidores e usuários dos serviços de saúde

23 de abril de 2024 às 17h48.

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e desmistificar conceitos relacionados a transtornos mentais, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (23) uma palestra sobre o tema. A ação está inserida no movimento Abril Verde, iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Coordenado pela referência em saúde do município, Letícia Pianna, e direcionado aos servidores públicos e usuários dos serviços de saúde, o evento aconteceu na Praça do Colono em dois períodos, manhã e tarde.

A psicóloga do ICEPI, Anny Kipper de Souza, foi a palestrante convidada. Durante a palestra, Anny abordou diversos aspectos relacionados à saúde mental para servidores e usuários dos serviços de saúde, como:

• O que é saúde mental?
  • Quais são os principais transtornos mentais?
  • Como identificar os sinais e sintomas de um transtorno mental?
  • A importância do tratamento para os transtornos mentais
  • Como cuidar da saúde mental no dia a dia

A psicóloga também destacou a importância de combater o estigma e o preconceito relacionados à saúde mental, que muitas vezes impedem as pessoas de buscar ajuda. "É fundamental que as pessoas se sintam livres para falar sobre seus problemas e buscar ajuda profissional, quando necessário", ressaltou Anny. Durante a palestra, os participantes puderam tirar dúvidas com a psicóloga e receber informações valiosas sobre como cuidar da saúde mental.

A saúde mental é um componente fundamental do bem-estar geral de um indivíduo. Ela influencia a forma como pensamos, sentimos e agimos. Uma pessoa com boa saúde mental é capaz de lidar com o estresse, desenvolver relacionamentos saudáveis e contribuir para a sociedade. No entanto, muitas pessoas sofrem com problemas de saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 em cada 4 pessoas no mundo sofre de algum transtorno mental. No Brasil, estima-se que 26 milhões de pessoas sejam afetadas por algum tipo de transtorno mental.

O que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental Existem diversas coisas que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental, tais como:

• Praticar atividade física regularmente
  • Ter uma alimentação saudável
  • Dormir bem
  • Cultivar relacionamentos saudáveis
  • Praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou yoga
  • Buscar ajuda profissional, quando necessário

Se você está sofrendo com algum problema de saúde mental, não hesite em buscar ajuda. Existem diversos profissionais qualificados no município que podem te ajudar a superar suas dificuldades e melhorar sua qualidade de vida. Lembre-se: você não está sozinho! A saúde mental é um assunto de todos nós!

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;