Grupo Foclórico Pomerano Fauhån de Vila Pavão completa 37 anos de fundação

O Grupo Folclórico Pomerano Fauhån de Vila Pavão, no Espírito Santo, foi fundado em 18 de abril de 1987 por jovens Luteranos da IECLB “Igrejona”, incluindo os primos Valdecir Berger e Lenira Ramlow, que trouxeram material de um curso de danças germânicas em Domingos Martins, ministrado por professores de Berlim, para compartilhar com outros jovens da época. Esse foi o início das atividades culturais tradicionais organizadas em Vila Pavão.

O município tem cerca de 72% de sua população descendente de pomeranos em algum grau, o que levou à carinhosa alcunha de “A Pomerânia do norte Capixaba” para a cidade. O nome do grupo é uma homenagem à cidade, pois Fauhån (faurrâm) significa “Pavão” na língua pomerana. O grupo busca preservar essa herança cultural não apenas através da dança, mas também da língua, culinária e tradições trazidas pelos imigrantes pomeranos que chegaram ao Espírito Santo em 1859.

Uma curiosidade interessante é que, em seus 37 anos de história, o grupo nunca parou suas atividades, enquanto outros grupos do estado passaram por fases de dissolução e retorno. O Fauhån permaneceu ininterrupto desde sua fundação.

Grupo Pomerano foi responsável pelo inicio do movimento Pomitafro

Outro fato curioso foi o impacto que o grupo teve na década de 80, após uma apresentação na escola CEIER em 15 de maio de 1988, durante as comemorações do Dia das Mães. Um grupo de professores, incentivados pelo Sociólogo Jorge Kuster Jacob, percebeu a falta de festas culturais na cidade para o novo grupo se apresentar. Assim, surgiu a ideia de criar a POMITAFRO, uma festa que além de celebrar a cultura pomerana, integrasse também a cultura italiana e afro-brasileira presentes no município. A 1ª POMITAFRO de Vila Pavão ocorreu em 1989, e o Grupo Pomerano foi o único a se apresentar em todas as edições da festa.

Segundo Gil Leandro Breger Lauvers, coordenador geral do grupo: “Somos um grupo de resistência. Muitos podem pensar o contrário, mas, infelizmente, em cidades vizinhas, muitos desconhecem a existência do povo pomerano. Isso mostra que, em Vila Pavão, a cultura pomerana é muito forte, mas, de forma geral, ainda é desconhecida em muitos lugares. Como a Pomerânia não existe mais na Europa, os descendentes que vivem no Brasil lutam pela sobrevivência das tradições, da língua e da pesquisa. Celebrar os 37 anos do Grupo Pomerano é uma vitória, uma história de amor que atravessou gerações, passou por muitas fases e hoje permanece firme e pronta para novos desafios que certamente virão.”

O grupo já se apresentou em diversas festas no estado e em outros lugares, como a Oktoberfest Blumenau, a Festa Pomerana de Pomerode-SC e a Festa Alemã de Juiz de Fora-MG. Em breve, se prepara para a Festa do Imigrante em Timbó-SC.

Data de Publicação: quarta-feira, 17 de abril de 2024

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Vila Pavâo. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria