Município combate a dengue com bloqueio de casos e medidas de prevenção

03 de abril de 2024 às 08h14.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, intensifica o combate à dengue no município com diversas ações, incluindo o bloqueio de casos em áreas com maior incidência da doença.

O bloqueio de casos é uma medida estratégica para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Consiste em agentes de endemias identificarem áreas com casos de dengue e aplicarem inseticida nas casas da região e imediações, impedindo que o mosquito pique outras pessoas e transmita a doença.

Segundo os agentes de endemias, esse é o último recurso de combate à doença. Durante a execução do trabalho, pede-se que os moradores cubram alimentos tanto para os seres humanos quanto para os animais. No entanto, as portas e janelas devem permanecer abertas para que o inseticida atue no interior das residências com maior eficiência.

O mapa da dengue em Vila Pavão

Até o dia de ontem, o trabalho estava sendo executado com bombas costais; no entanto, a partir desta quarta-feira (3), será dinamizado com um aspersor montado em cima de um veículo, proporcionando uma pulverização de maior proporção.

É importante destacar que a ação não se trata de fumacê, que é mais apropriada para o combate aos mosquitos, como o pernilongo. Esse método, no entanto, utiliza água fria misturada com inseticida e destina-se ao combate ao Aedes aegypti, causador da dengue.

O trabalho está sendo desenvolvido na sede do município, onde existem mais focos do mosquito. Desde janeiro até a presente data, o município já registrou cerca de 105 casos da doença.

Outras medidas de combate à dengue:

Eliminação de criadouros: A principal medida de prevenção contra a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Campanhas de conscientização: A Prefeitura realiza campanhas de conscientização para informar a população sobre os perigos da dengue e como se prevenir.

Atendimento médico: A Prefeitura oferece atendimento médico gratuito para pessoas com sintomas de dengue.

Participe da luta contra a dengue!

A Prefeitura precisa da colaboração de todos para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue.

Juntos, podemos vencer a dengue! #dengue #prevenção #saúde #VilaPavão

Informações de contato: