Município cria programa permanente de tombamento e registro de patrimônio cultural

A criação do Programa Permanente de Proteção ao Patrimônio Cultural Material e Imaterial é uma grande avanço por permitir que bens tão importantes e que formam a identidade local

25 de março de 2024 às 13h45.

Na forma da Lei Nº 1.551 de 21 de março de 2024, Vila Pavão tem agora seu programa permanente de Tombamento de Bens do Patrimônio Cultural Material e Registro de Bens do Patrimônio Cultural Imaterial do município, cujo objetivo é a proteção, salvaguarda e valorização da cultural local.

Patrimônio cultural material é o conjunto de bens tangíveis móveis e imóveis que são referências a formação da identidade local, um exemplo é arquitetura típica das casas antigas construídas pelos primeiros moradores como os pomeranos e outros grupos étnicos locais, a sede da Secretaria de Cultura e Turismo, a Igrejona, a concertina, os moinhos, carros de boi, o museu pomerano, a concertina e tantos outros. No conjunto de patrimônio cultural material também está inserida a paisagem natural do município.

Já o patrimônio cultural imaterial são os usos, representações, expressões, conhecimentos e técnicas juntamento com seus instrumentos e seus espaços que podem ser comunidades ou grupos onde essas atividades aconteçam e são passadas de geração a geração. Nesse contexto estão o saber fazer o brote, o saber tocar a concertina, os grupos de danças folclóricas, a língua pomerana, a POMITAFRO, as tradições dos diferentes povos e comunidades que formam o município, os conhecimentos específicos como o das benzedeiras e rezadores e tantos outros costumes que constroem a identidade do povo de Vila Pavão.

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Libian Paganoto, salienta que a criação do Programa Permanente de Proteção ao Patrimônio Cultural Material e Imaterial é uma grande avanço por permitir que bens tão importantes e que formam a identidade local possam ser reconhecidos e valorizados seja por seu trabalho e contribuição a comunidade ou por marcar como um ícone a nossa paisagem urbana e rural. Indo além, o tombamento e o registro do nosso patrimônio possibilita a captação de recursos para a proteção dos mesmos por meio de programas como a Lei de Incentivo a Cultura Capixaba.

Apesar de sermos um município pequeno, o terceiro menor do estado em número de habitantes, temos um incomparável patrimônio cultural o que facilmente lhe renderia o título de capital cultural”, comentou a secretária Libian Paganoto.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);