Produtores ampliam conhecimento sobre café densado em visita técnica

A iniciativa, viabilizada pela Secretaria de Agricultura, ocorreu na semana passada, e proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer de perto as práticas utilizadas na lavoura de café densado, um método inovador que busca otimizar a produção e a rentabilidade do cafezal.

25 de março de 2024 às 08h08.

Um grupo de 35 pessoas, composto por produtores rurais e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, embarcou em uma jornada de aprendizado na propriedade do Sr. Silvestre Baioco, mais conhecido como Pepe Baioco, em Linhares. O objetivo? Ampliar seus conhecimentos sobre a técnica de plantio de café densado.

Ao longo da visita, os participantes puderam observar de perto as diferentes etapas do processo produtivo, desde a seleção das mudas até a colheita e o beneficiamento do café. A equipe de Pepe Baioco, referência na região pela expertise na técnica, compartilhou seus conhecimentos e experiências, respondendo a perguntas e esclarecendo dúvidas.

Aprendendo e compartilhando:

A visita técnica foi uma oportunidade valiosa para os produtores de Vila Pavão, que puderam aprender sobre os benefícios do café densado, como o aumento da produtividade, a redução de custos e a otimização do uso da terra. Além disso, a experiência proporcionou um espaço para troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, fortalecendo a comunidade cafeicultora da região.

Inspiração para o futuro:

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Gecimar Rodrigues, ao retornar para Vila Pavão, os participantes estavam entusiasmados para aplicar os conhecimentos adquiridos em suas próprias propriedades. A expectativa do secretário é que a visita contribua para o desenvolvimento da cafeicultura local, impulsionando a produtividade e a rentabilidade da atividade.

Um agradecimento especial:

A Secretaria Municipal de Agricultura  agradece a todos os participantes da visita técnica, em especial ao Sr. Pepe Baioco por sua receptividade e generosidade em compartilhar seus conhecimentos. A iniciativa demonstra o compromisso da secretaria em promover o desenvolvimento da agricultura familiar no município, por meio da capacitação e do incentivo à adoção de práticas inovadoras.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;