Município dá início ao Programa de Controle e Combate ao Tabagismo

Durante este primeiro encontro, foi proferida uma palestra significativa pela apoiadora institucional do ICEPi (Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde), Maria da Penha Montovanelli, permitindo aos pacientes interagir e compartilhar experiências de vida.

21 de março de 2024 às 08h04.

 

Em um marco importante para a saúde pública, o município de Vila Pavão deu início ao Programa de Controle do Tabagismo na manhã de ontem, dia 20 de março. Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e as doenças relacionadas ao tabaco, o programa reuniu 48 participantes em seu primeiro encontro no auditório do CRAS.

A coordenadora do projeto no município, Fernanda Viana de Oliveira, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou a relevância da implementação do Programa para a região: "O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência à nicotina, sendo um fator causal de aproximadamente 50 outras enfermidades incapacitantes e fatais, tais como câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas. Nosso objetivo é diminuir a prevalência de fumantes e a subsequente morbimortalidade associada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil".

Durante este primeiro encontro, foi proferida uma palestra significativa pela apoiadora institucional do ICEPi (Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde), Maria da Penha Montovanelli, permitindo aos pacientes interagir e compartilhar experiências de vida.

Este programa, uma política de saúde de abrangência nacional, está sendo implementado pela primeira vez no município. Segundo a pesquisadora Maria da Penha Montovanelli, cerca de 10 a 12% da população brasileira são tabagistas, indicando que muitos indivíduos, inclusive em Vila Pavão, ainda fazem uso do tabaco.

O trabalho está sendo conduzido e acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas, o que anteriormente não existia, visando fornecer suporte às pessoas que desejam cessar o tabagismo.

"As autoridades municipais reconheceram a necessidade de agir em prol dessa população. Durante este primeiro contato com os organizadores e os participantes do programa, pude constatar que há muitas pessoas na cidade interessadas em abandonar o tabagismo, necessitando apenas de um pequeno estímulo. Portanto, estamos aqui hoje para dialogar e sensibilizar, demonstrando os benefícios obtidos ao se deixar de fumar", explicou a pesquisadora.

 

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;
Telefone: (27) 99962-1857.

Vila Pavão nas redes sociais
Facebook:  facebook.com/prefeituravp
Instagram: @prefeituravilapavao
Youtube:    @prefeituradevilapavao6380.

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec