Secretaria de Meio Ambiente e Saúde se unem para combater a dengue e falar da importância da água

19 de março de 2024 às 14h05.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, está conduzindo uma série de iniciativas nas escolas do município, abordando dois temas de extrema importância: o combate à Dengue e a preservação dos recursos hídricos. Este esforço ganha ainda mais relevância neste mês de março, designado para conscientização sobre o uso responsável da água.

Até o momento, três escolas foram visitadas pela equipe multidisciplinar composta por professores de educação ambiental, engenheiros, enfermeiros, agentes de saúde e técnicos de ambas as secretarias. As escolas municipais que já foram alvo dessas ações são: CMEA Agostinho Batista Veloso (na comunidade do Veloso), CMEA Artur Pagung (no distrito de Praça Rica) e CMEA Luiza Souza Barros (no distrito de Todos os Santos). A ação inclui palestras informativas, atividades lúdicas em formato de gincana, com dinâmicas relacionadas à água e ao combate à Dengue, além de promover a interação entre as equipes.

Nos distritos de Todos os Santos e Praça Rica, uma mobilização adicional foi realizada através de uma caminhada contra a Dengue. Durante essa caminhada, os alunos se dividiram em vários grupos e percorreram as ruas, distribuindo panfletos e dialogando com os moradores sobre os cuidados necessários para evitar o aumento dos casos de Dengue no município.

O secretário municipal de meio ambiente, Gil Leandro Breger Lauvers, ressaltou a importância dessa ação para as crianças, considerando a relevância dos temas abordados. Ele enfatizou a importância de conscientizar a juventude sobre a preservação da água, especialmente em uma região com economia voltada para a agricultura, destacando a vitalidade das nascentes e córregos para a vida. Lauvers também salientou a urgência do combate à Dengue, especialmente diante dos recordes de casos registrados no Brasil. Ele afirmou que Vila Pavão pode servir como exemplo para outros municípios, desde que todos se engajem nessa luta contra o mosquito transmissor.

A secretária municipal de Saúde, Elaine Trancoso, também participou ativamente da ação. O projeto continuará em mais duas escolas municipais ao longo do mês de março. A Secretaria de Meio Ambiente anunciou que o programa será concluído em setembro deste ano, e novas iniciativas, abordando outras temáticas, serão desenvolvidas pela equipe.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);