Vila Pavão participa do lançamento do calendário dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

"Vila Pavão terá uma participação de qualidade nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil com a participação efetiva do CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão e do Gruppo Folklorisitico Piccolo Pavone, que é o grupo de danças italianas mais antigo do Espírito Santo", afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo

20 de dezembro de 2023 às 13h32.

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio das Secretarias do Turismo (Setur) e de Cultura (Secult), e do Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), lançou o Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana, em cerimônia realizada na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória. Também participam da elaboração do calendário o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Federativa Italiana do Espírito Santo (Comunità) e o Comitê dos Italianos no Exterior ES-RJ (Comitês).

Uma comitiva liderada pela secretária municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto, representou o município no evento.

O “Calendário de Eventos da Cultura Italiana” traz uma série de ações que ocorrerão no decorrer de todo o ano de 2024, comemorativas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. As atividades envolvem músicas, danças, religiosidade, comidas típicas, artes visuais e encontro de lideranças. Elas serão realizadas em diferentes municípios do Espírito Santo com o propósito de fortalecer e valorizar as práticas culturais dos italianos e seus milhares de descendentes no Estado.

Durante a cerimônia, o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, apresentou o calendário com 47 festas e eventos em homenagem à imigração italiana programadas para os municípios capixabas, juntamente com as datas de cada uma delas. “A força e dedicação dos primeiros italianos que chegaram ao Espírito Santo estão presentes em diversos segmentos da economia nos quais o Sebrae atua, como nas propriedades de café que fortalecem o agronegócio, na tradição das famílias que foram pioneiras no agroturismo e na agroindústria”, explicou.

“Aqui no Espírito Santo, mais de 40 municípios estarão envolvidos e esperamos que, com estas celebrações, a gente atraia visitantes de todo Brasil e até da Itália para comemorar a data. Essa agenda vai elevar o fluxo turístico, movimentar a economia local e gerar renda para os trabalhadores da cadeia produtiva do turismo”, acrescentou.

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, falou sobre a importância da data para o Estado. “Este é um momento significativo para o Espírito Santo. A chegada dos italianos, trazendo na bagagem inestimáveis contribuições culturais, econômicas e sociais, foi um importante marco histórico e cultural. Ao celebrar os 150 anos da imigração, reconhecemos o valor desse legado que define características expressivas da cultura capixaba. É meta da Secult e da Setur trabalhar em conjunto, unindo esforços para promover um calendário amplo e integrado em todo o estado, ressaltando as heranças italianas e o modo como elas dialogam com outras influências étnicas e culturais, consolidando o Espírito Santo como um destino culturalmente rico e diverso”, pontuou.

O Estado do Espírito Santo, pode ser considerado o berço da imigração italiana, com a maior população de descendentes desses imigrantes, algo em torno de 62%.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Libian Timm Paganoto, salienta que o município de Vila Pavão terá uma participação de qualidade nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil com a participação efetiva do CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão e do Gruppo Folklorisitico Piccolo Pavone, que é o grupo de danças italianas mais antigo do Espírito Santo.

“Além disso, temos um evento no calendário das comemorações, a POMITAFRO, justamente no aniversário de 150 anos, que estará celebrando sua 25ª edição e 35 anos do movimento cultural”, acrescentou a secretária.

Ainda durante o lançamento do calendário, a Associação Comunità ofereceu aos participantes diversas iguarias gastronômicas, como macarrão à bolonhesa, polenta, agnolini, pães, queijos, entre outros pratos italianos.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;