Vila Pavão celebra neste sábado (1), 33 anos de emancipação política

30 de junho de 2023 às 13h34.

A emancipação política de um município representa um momento significativo em sua trajetória, marcando a conquista da autonomia local e o início de um novo capítulo na história. Neste contexto, o município Vila Pavão tem o privilégio de comemorar neste sábado, dia 1º de julho, esse marco importante que deve ser lembrado e celebrado.

A celebração da emancipação política é uma oportunidade para reconhecer as conquistas alcançadas, honrar os líderes e cidadãos que contribuíram para esse feito e refletir sobre os desafios e perspectivas futuras.

A história do município remonta aos primórdios, quando era apenas um distrito, pertencente ao município de Nova Venécia, chamado de Córrego Grande. No entanto, ao longo do tempo, seus habitantes foram se organizando, desenvolvendo sua economia, cultura e infraestrutura.

Com o passar dos anos, a comunidade cresceu em população e importância, tornando-se evidente a necessidade de uma maior autonomia política para atender as demandas específicas da população.

A batalha pela emancipação política não foi fácil. Foi necessária a mobilização de líderes comunitários, políticos e cidadãos engajados, que se uniram em prol desse objetivo comum.

O processo envolveu discussões, debates, pesquisas e a elaboração de um projeto de lei que garantisse a independência política do município. Nesse particular, a criação do grupo EmanciPavão foi determinante, e após um árduo trabalho, a conquista finalmente foi alcançada através de um plebiscito, realizado no dia 1º de julho de 1.990. Enfim, a emancipação político-administrativa do município estava oficializada.

A partir desse momento histórico, o município ganhou autonomia para administrar seus recursos, elaborar políticas públicas alinhadas às suas necessidades locais e buscar seu próprio desenvolvimento.

A celebração da emancipação política, portanto, é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas alcançadas. Desde então, podemos destacar consideráveis melhorias na infraestrutura, avanços na educação e saúde, incentivo ao empreendedorismo local e o fortalecimento da sua identidade cultural peculiar, baseada nas tradições dos pomeranos, Italianos e afrodescendentes, povos que contribuíram para o desenvolvimento local.

Pelo protocolo, a emancipação deveria ser lembrada em 11 de janeiro de 1991, quando a lei de emancipação foi assinada, no entanto, lideranças da época optaram pelo dia 1º de julho de 1990, dia do plebiscito, uma forma de exaltar a mobilização, união e esforço da população, que após um árduo processo, finalmente conseguiu atingir o objetivo.

A primeira eleição foi realizada no dia 03 de outubro de 1992. Em 1º de janeiro de 1993, prefeito, vice-prefeito e vereadores foram empossados na varanda da Secretaria de Cultura (hoje) e Prefeitura Municipal (na época), imóvel adquirido do Sr. Emilio Berger (in memoriam), com recursos angariados de uma festa. Importante destacar que os recursos arrecadados não cobriram o valor do imóvel, mas, mesmo assim Sr. Emilio Berger, o repassou para o novo município.

Vila Pavão possui área equivalente a 0,94% do território estadual, com 435 km². Localizado na região Noroeste do Espírito Santo, entre os municípios de Ecoporanga, Barra de São Francisco e Nova Venécia, está distante 286 km da capital do Estado, Vitória, 28 km de Nova Venécia e 48 km de Barra de São Francisco.

O município possui uma população estimada em 8.911 habitantes, de acordo com o senso do IBGE 2022. Composto de15 comunidades, é dividido em três regiões: sede e os distritos de Praça Rica (15 km) e Todos os Santos (17 km).

Grande parte da população reside na zona rural, dando destaque à agricultura familiar, o que demonstra a força do interior.

A beleza das lindas elevações de granito denominadas “pedras”, e os recursos hídricos em abundância com mais de 100 córregos, banhado pelo rio Cricaré  e várias cachoeiras, fazem da região uma das mais lindas do estado do Espírito Santo.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;