Irmãos do interior do município transmitem programa na web em língua pomerana

15 de março de 2023 às 13h09.

O programa rádio web Pomerischstuun mit vai ar aos domingos das 7h às 9h

Os irmãos Samuel Ratunde Onezorge (27 anos) e Izaias (23 anos), residentes no Córrego da Laginha, interior de Vila Pavão, encontraram uma maneira interessante de promover e preservar a língua pomerana. Eles apresentam um programa de rádio na internet, o Pomerischstuun que em português significa, Hora Pomerana.

O  Program Pomerischstuun vai ar todos os domingos das 7h às 9h, transmitido de um estudo improvisado em um quarto na casa onde os irmãos residem com os pais, dentro da plataforma do Pomerisch Rádio Um TV (www.pomerischradio.com.br) de Santa Maria de Jetibá,  por aplicativo e também pelo Youtube, em projeto idealizado pelo multimídia Arno Stuhr, através do link https://www.facebook.com/profile.php?id=100063877710012&mibextid=ZbWKwL com um mix de conteúdo como notícias, pedidos de músicas, toques de concertina (uma paixão dos pomerados), piadas, histórias do cotidiano e interação com internautas que enviam comentários, tudo isso, falado no idioma pomerano.

Durante a semana a gente faz a divulgação no Whatsapp, Instagram e Facebook. No domingo cedo, começamos o programa dando as boas-vindas aos ouvintes, aí o pessoal já começa a mandar mensagens com pedidos de músicas, sugestões. Alguns ouvintes mandam até toque de concertina e assim o programa se desenrola”, contam os irmãos.

A história dos irmãos pomeranos começou na extinta Rádio Pavão, com o programa Momento Pomerano, onde eram assíduos ouvintes, passando depois a integrar a equipe de apresentadores da emissora.

Até o momento, foram realizados três programas. Com simplicidade, espontaneidade e linguagem simples, eles  tem conquistado cada vez mais espaço na Web com média de 9 mil ouvintes alcançados. “A gente tem bastante interação com o público, e por incrível que pareça não são pessoas que moram no (“Pavão), mas, isso já começou a mudar a partir da exibição dos primeiros programas. Nossos ouvintes, são, principalmente descendentes de pomeranos ausentes saudosos em busca de contato com suas raízes, uma vez que, a plataforma tem programação muita acessada pelo público de Santa Maria de Jetibá, Itarana, Domingos Martins, Santa Leopoldina e municípios do sul do Brasil, também de Rondônia, Goiás e até de outros países como a Alemanha”, acrescentam

Apoio

No início da semana, Samuel e Izaias em descontraído bate-papo detalharam o projeto do programa da rádio Web para a secretária de cultura de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto, que se prontificou a dar apoio à iniciativa deles.

Importância para a preservação da cultura

A língua pomerana é um idioma de origem germânica ainda falada nas comunidades de descendentes pomeranos espalhadas pelo Brasil.

Transmitir um programa na web em língua pomerana é uma maneira eficaz de preservar e promover essa língua, especialmente para as comunidades que a falam. Além disso, a transmissão online permite que pessoas de outras regiões e países possam conhecer a língua e a cultura pomerana, contribuindo para a sua valorização e preservação.

No entanto, é importante destacar que a língua pomerana é considerada uma língua em risco de extinção, e que é fundamental que sejam tomadas medidas para a sua preservação. Isso inclui, por exemplo, a promoção da língua em escolas, a publicação de materiais didáticos e a realização de atividades culturais que valorizem a língua e a cultura pomerana.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;