Noite do empoderamento negro aconteceu no último sábado

21 de novembro de 2022 às 15h33.

Aconteceu na noite do último sábado, dia 19 de novembro, a 1ª Noite do Empoderamento Negro. O evento que foi organizado e realizado numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Instituto Afro Origem – INAO em Vila Pavão e teve palco na Praça do Colono, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação que vem realizando atividades sobre a Consciência Negra durante todo mês de novembro e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Noite do Empoderamento Negro foi uma proposta do movimento negro de Vila Pavão, atualmente coordenado por Graciana Helmer Viturino e contou com uma rica e enérgica programação cultural da qual participou o grupo de dança do Projeto Arte e Cultura da EMEF Professora Esther da Costa Santos – coordenado pela Professora Valdete Berger Matheus, o grupo de dança do CMEA Luiza Souza Barros de Todos os Santos, o Grupo da Dança do Pau de Fitas de Todos os Anjos – coordenado pela Dona Glauzir, o Grupo de Capoeira Senzala – coordenado pelo Professor Bruno, o Grupo de Percussão Zacimba – coordenado por Aléx. Para abrilhantar ainda mais a noite houve participação especial do DJ T7 e da Banda Afrozumba de Nova Venécia.

Ainda naquela noite foi feita a entrega de trajes para o Grupo de Capoeira Senzala e para o Grupo de Danças de Todos os Santos por parte do Ponto de Cultura do CECIVIP, representado pela senhora Elda Mariano Costa.

A riqueza da programação daquela noite monstra a força, a diversidade e a riqueza do movimento negro no município, não apenas na sede, mas também nas comunidades do interior, respeitando os diversos territórios culturais.

Já domingo, dia 20, os grupos de Vila Pavão estiveram em Nova Venécia representando a cultura afro-brasileira no Festival Afrozumba, realizado na Vila Olímpica daquela cidade.