Município retoma a tradição de confeccionar tapetes de Corpus Christi

15 de junho de 2022 às 00h00.

Este ano serão confeccionados cerca de 150 metros de tapetes sobre a rua de acesso à Igreja Matriz

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Depois de dois anos de interrupção, em decorrência da pandemia do coronavírus, os fiéis da Paróquia São Pedro de Vila Pavão retomam a tradição de confeccionar tapetes nas celebrações de Corpus Christi.

A atividade de produzir tapetes durante a celebração marca o ato da eucaristia para os católicos. É sempre comemorada em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele ordenou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam, respectivamente, em seu corpo e sangue.

A tradição de confeccionar tapetes nas ruas para a celebração de Corpus Christi, existe há muito tempo em Vila Pavão. O trabalho inicia na tarde desta quarta-feira (15), com a realização dos desenhos que devem obedecer ao um tema, e prossegue amanhã de manhã com o preenchimento e coloração dos desenhos com materiais reaproveitados como serragem, casca de ovos, borra de café, tampas de garrafas pet, tintas e pigmentos, entre outros.

A beleza e religiosidade dos tapetes que enfeitam as ruas no entorno da Igreja Matriz podem ser vistas enquanto durar as celebrações que começam oficialmente nesta quinta-feira, a partir das 18h com Santa Missa, e em seguida procissão sobre os tapetes, período em que as vias estarão interditadas para o tráfego de veículos.

De acordo com Ednara Pratissoli, coordenadora paroquial, este ano serão confeccionados cerca de 150 metros de tapetes. O local a ser ornamentado começa na rua do Incaper seguindo até o pátio da Igreja Matriz. Ednara acrescenta que desta vez o trabalho vai contar com a participação do setor, além de representantes das 25 comunidades que compõem a paróquia.