Município começa receber Revsol para iniciar pavimentação de estradas rurais

17 de março de 2022 às 00h00.

A aplicação do Revsol com pavimentação tem melhorado a mobilidade nas localidades rurais

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A movimentação de carretas na tarde de ontem na cidade foi intensa. O município recebeu do Governo Estadual uma razoável quantidade de Revsol, produto que comprovadamente contribui para a melhoria das condições das estradas rurais.

Como sabemos, a realidade no interior é assim: Quando chove, é lama. Já em dias de sol, o que incomoda é a poeira, fatores que dificultam o escoamento da produção agrícola e o trânsito dos moradores que vivem nas localidades rurais.

Tratamento de estradas com o Revsol

A aplicação do Revsol como pavimentação tem melhorado a mobilidade nas localidades rurais, já que o material funciona como uma base para o revestimento primário do solo, evitando a erosão, o assoreamento, além de reduzir a formação de poças de lama em dias de chuva, o que dificulta a trafegabilidade no interior.

O revestimento é um coproduto obtido através do beneficiamento da escória de aciaria, utilizado na fabricação do aço que chega aos municípios, por meio de uma parceria entre a empresa metalúrgica ArcelorMittal e o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). O material quando misturado com uma proporção de argila, aplicado nas estradas e depois compactado, gera uma economia de manutenção de 50% a 75% aos cofres municipais.

Conforme informou o prefeito, Uelikson Boone, o Bolinha, o município está recebendo inicialmente 2 mil toneladas do produto, o suficiente para pavimentar cerca de 1,2 quilômetros de estrada.

“A grande vantagem é  que com a aplicação do produto a vida útil da estrada é prolongada em duas ou até três vezes, o que permite aproveitar o maquinário e o pessoal em outros serviços no meio rural. Vamos iniciar a pavimentação com o Revsol no município nos próximos trinta dias, priorizando o trecho de estrada na saída da cidade, sentido a localidade de São Gonçalo, onde existe uma grande concentração de moradores que sofre os efeitos do excesso de chuva por ser um local baixo que possibilita o acúmulo de água”, explicou o prefeito.

Patrolomento de estradas

Ainda segundo Bolinha, no momento, a Admiração Municipal está empenhada em melhorar as condições das estradas danificadas pelas abundantes chuvas que caíram no município nos últimos quatro meses, visando proporcionar uma melhor trafegabilidade ao transporte escolar, bem como, a safra cafeeira que se aproxima, priorizando os trechos mais críticos.