Região Turística Noroeste Capixaba se reúne em Vila Pavão

23 de fevereiro de 2022 às 00h00.

O próximo passo é elaborar um plano de ação para revitalização da região,

Aconteceu na última segunda-feira, dia 21 de fevereiro, a segunda reunião anual ordinária dos Gestores Municipais de Turismo dos municípios que compõem a região turística Pedras, Pão e Mel. Integram oficialmente a região os municípios de Vila Pavão, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Barra de São Francisco e Ecoporanga, e, extra oficialmente os municípios de Vila Valéria e Água Doce do Norte.

Na primeira reunião, realizada em 07 de fevereiro, foi eleita uma nova equipe de coordenação da regional, ficando a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto Rossim e sua equipe, como Coordenadora e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Nova Venécia, João Junior Vieira dos Santos, como suplente da coordenação.

O foco principal dos encontros, ocorridos em Vila Pavão, tem sido o ingresso dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Para tanto, cada cidade precisa organizar sua gerência municipal de turismo por meio da adequação e inserção de documentos próprios e que comprovem o compromisso da municipalidade com essa pasta e a existência de um Conselho Municipal de Turismo e também de estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes entre outros que estejam cadastrados no CADASTUR. O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Em cumprimento ao modelo de gestão descentralizada, instituído pela Lei 11.771/2008, o Mapa é definido pelas próprias Unidades Federadas. Os Órgãos Oficiais de Turismo dos estados e do Distrito Federal realizam o mapeamento, por meio de oficinas regionais e/ou estaduais, tendo como orientação os critérios mínimos estabelecidos na Portaria MTUR nº. 41, de 24 de novembro de 2021.

Além do SISMAPA, outro ponto importante da pauta abordada pelos Dirigentes Municipais de Turismo da região foi a mudança de nome. Para o grupo, o nome Pedras, Pão e Mel, não reflete o real potencial da região e não deixa explícito pontos focais como o que a região tem para oferecer ao turista ou onde está localizada dentro do mapa do Espírito Santo. Os municípios de compõem a região têm em comum uma forte vocação para o turismo de aventura baseado em sua paisagem natural repleta de montanhas e cachoeiras, todas pouco exploradas para fins turísticos. Outra vocação comum é o agroturismo baseado na agricultura familiar e no cultivo do café conilon que é o grande eixo econômico da região. Além desses pontos, é importante lembrar que o turismo cultural e o turismo religioso são também pontos fortíssimos com predominância nos municípios de Vila Pavão, Nova Venécia e Ecoporanga. Assim, a região turística passa a ter como nome CAMINHOS DO CAFÉ, PEDRAS E CACHOEIRAS – Noroeste Capixaba.

O próximo passo é elaborar um plano de ação para revitalização da região, dentro do qual, uma importante atividade será a criação da instância de governança.