HISTÓRIA DO MUNICIPIO

Emancipado em 01 de julho de 1990, Vila Pavão teve como primeiros moradores caboclos, afro- brasileiros e madeireiros que por aqui se estabeleceram na década de 1920. Nos anos de 1940 começaram a chegar os imigrantes vindos de diversos países da Europa, entre eles, muitos pomeranos, italianos, portugueses, holandeses e poloneses. Com uma população de aproximadamente 9.240 habitantes, o município localiza-se na região noroeste do Espírito Santo a uma distância de 276 km da Capital - Vitória, e a 110 km do litoral norte.  Destaque nacional pela riqueza e diversidade de suas manifestações culturais, o município também é privilegiado com uma belíssima paisagem natural repleta de montanhas, cavernas, rios e cachoeiras, apresentando, assim, grande potencial para o agro turismo e para o turismo de aventura em seu território, que oferece dezenas de rotas para trilhas e escaladas de fácil, médio e difícil acesso, além de rampas para parapente e outras modalidades de voo livre, rapel, cavernas, cachoeiras e ilhas. Vila Pavão ocupa no mapa do estado um lugar especial, sendo caminho obrigatório de milhares de mineiros que se deslocam para o litoral norte capixaba. Com relação a administração turística do estado, Vila Pavão compõe a Região Turística Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras – Noroeste Capixaba.

ACOMPANHE A PREFEITURA Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura