Conferência no município discute a saúde mental em tempos de pandemia

06 de janeiro de 2022 às 00h00.

Leitura das propostas de trabalho

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (5), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

Com o tema, “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", o evento, realizado no auditório da Praça do Colono, foi aberto a toda a sociedade pavoense. Contou com presença do vice-prefeito Vantuil Schraiber, o Tuíla que fez a abertura oficial; da secretária municipal de Saúde, Elaine Maria Trancoso, além da participação maciça dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A programação teve momento cultural com o grupo de percussão Zacimba Gaba, palestra com a psicóloga Amanda Guêis Rodrigues e discussão em grupos

A Palestra

Momento esperado da programação foi a palestra “Os Impactos na Saúde Mental da População e Desafios para os Cuidados Psicossocial Durante e Pós Pandemia”. Como o tema é bem atual, a psicóloga Amanda Guêis Rodrigues salientou que a Covid-19 ocasionou algumas perturbações psicológicas na sociedade, causando várias sensações como sentimento de insegurança, medo e angústia tanto de forma individual como de forma coletiva, modificando assim, o funcionamento da vida diária da sociedade.

Outro assunto discutido foi o efeito impositivo do distanciamento social, isolamento e da quarentena que também mexeram com o estado psicológico das pessoas.

Foram levantadas ainda na palestra as condições do sistema de saúde que entrou em colapso por causa da alta demanda; a exaustão e os riscos a que os profissionais da linha de frente  de combate à doença foram submetidos devido às longas horas de trabalho; a crise econômica desencadeada pela restrição da circulação que obrigou o fechamento de vários negócios aumentando assim o número de desempregados; o ensino à distância; as novas formas de trabalhos surgidos no período como o trabalho remoto e home office; formas de melhorar a saúde mental com prática de exercícios físicos e meditação;  as fake news nas redes sociais com informações que causam mais ansiedade e estresse; o problema da automedicação, entre outros assuntos.

Eixos da conferência

Durante o evento foram discutidos os seguintes eixos:

Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;

Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

Ao final do evento foram apresentadas as propostas dos trabalhos de grupo.

A eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual que vai acontecer em março de 2022 em Cuiabá, será realizada nos próximos dias em uma  reunião específica com os membros do Conselho Municipal de Saúde.