Conferência no município discute a saúde mental em tempos de pandemia

Leitura das propostas de trabalho

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (5), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

Com o tema, “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", o evento, realizado no auditório da Praça do Colono, foi aberto a toda a sociedade pavoense. Contou com presença do vice-prefeito Vantuil Schraiber, o Tuíla que fez a abertura oficial; da secretária municipal de Saúde, Elaine Maria Trancoso, além da participação maciça dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A programação teve momento cultural com o grupo de percussão Zacimba Gaba, palestra com a psicóloga Amanda Guêis Rodrigues e discussão em grupos

A Palestra

Momento esperado da programação foi a palestra “Os Impactos na Saúde Mental da População e Desafios para os Cuidados Psicossocial Durante e Pós Pandemia”. Como o tema é bem atual, a psicóloga Amanda Guêis Rodrigues salientou que a Covid-19 ocasionou algumas perturbações psicológicas na sociedade, causando várias sensações como sentimento de insegurança, medo e angústia tanto de forma individual como de forma coletiva, modificando assim, o funcionamento da vida diária da sociedade.

Outro assunto discutido foi o efeito impositivo do distanciamento social, isolamento e da quarentena que também mexeram com o estado psicológico das pessoas.

Foram levantadas ainda na palestra as condições do sistema de saúde que entrou em colapso por causa da alta demanda; a exaustão e os riscos a que os profissionais da linha de frente  de combate à doença foram submetidos devido às longas horas de trabalho; a crise econômica desencadeada pela restrição da circulação que obrigou o fechamento de vários negócios aumentando assim o número de desempregados; o ensino à distância; as novas formas de trabalhos surgidos no período como o trabalho remoto e home office; formas de melhorar a saúde mental com prática de exercícios físicos e meditação;  as fake news nas redes sociais com informações que causam mais ansiedade e estresse; o problema da automedicação, entre outros assuntos.

Eixos da conferência

Durante o evento foram discutidos os seguintes eixos:

Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;

Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

Ao final do evento foram apresentadas as propostas dos trabalhos de grupo.

A eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual que vai acontecer em março de 2022 em Cuiabá, será realizada nos próximos dias em uma  reunião específica com os membros do Conselho Municipal de Saúde.

Data de Publicação: quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

Copyright © 2022 Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.