Município sedia encontro do Consórcio Público Prodnorte

Prefeitos; representantes de 12 municípios, do Incaper, do Idaf, companhias Petrocity e ArcelorMittal; Liga de Desporto Capixaba e vereadores, se reuniram para discutir desenvolvimento regional

18 de dezembro de 2021 às 00h00.

Encontro para discutir o desenvolvimento regional

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O município de Vila Pavão sediou na manhã de ontem, o evento de lançamento do Serviço de Inspeção Municipal para produtos de origem animal, promovido pelo Consórcio Público Prodnorte. Esse foi o primeiro evento presencial do consórcio neste período de pandemia.

Prefeitos; representantes de 12 municípios, do Incaper, do Idaf, companhias Petrocity e ArcelorMittal; Liga de Desporto Capixaba: secretários municipais e vereadores, foram recebidos pelo prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, no auditório da Praça do Colono.

O serviço de inspeção municipal, ofertado pelo Prodnorte em forma de gestão consorciada, contribui para o desenvolvimento regional com a melhoria da qualidade dos produtos e a ampliação do mercado, focado nos cuidados com a saúde pública.

A ideia é garantir que os manipuladores de produtos de origem animal estejam cadastrados, e assim, garantir a qualidade dos produtos.

Conforme a secretária executiva do Prodnorte, Evany Lira, além de garantir a qualidade dos produtos, o serviço poderá ampliar mercados, abrindo novas fronteiras para os produtores, uma vez que, ao aderirem ao serviço poderão comercializar os produtos inspecionados em toda área territorial dos municípios participantes do Consórcio. E após, a inscrição do Consórcio no Susaf/Idaf, esta comercialização se estenderá para o Estado.

Eldorado Capixaba

Além do lançamento do serviço de inspeção municipal, foram apresentados no evento, dois importantíssimos projetos que poderão ser implantados no Espírito Santo. Um deles, objetiva promover a integração logística e desenvolvimento regional. Estamos falando da construção de um porto de maior calado do país no município de São Mateus e ainda a construção de duas ferrovias ligando o litoral norte capixaba à região central do Brasil para escoação de minerais e da safra de grãos, projetos inovadores que irão transformar a região norte do ES no Eldorado Capixaba.

Quem explanou sobre esse assunto, foi o diretor da Petrocity, José Roberto Barbosa, que trouxe uma nova atualização do cronograma de construção do Complexo Portuário de São Mateus (CPMS) e da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES). Segundo ele, a Petrocity, idealizadora do projeto, conseguiu importantes conquistas ao longo de 2020/21, dando passos fundamentais para o início das obras desses dois empreendimentos em solo capixaba. “Estamos avançando para concluir os estudos necessários. A concessão para construção do porto já foi emitida pelo Governo Federal. Quanto à ferrovia, o novo marco regulatório ferroviário acaba de ser aprovado, assim teremos condições de iniciar os estudos de engenharia para que, no mais tardar até 2023, possamos iniciar a construção da ferrovia”, revelou.

Novos caminhos (ArcelorMittal)

Num outro momento foi apresentado, o Novos Caminhos, um programa de cooperação socioambiental entre a ArcelorMittal Tubarão e o Poder Público com o objetivo de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e rural. Por meio de convênio, a Prefeitura Municipal receberá da empresa, a doação de coprodutos REVSOL e REVSOL Plus para serem utilizados como revestimento primário de ruas, estradas e pátios.

O Novos Caminhos alia benefícios ambientais, pois utiliza um co produto derivado do processo industrial da ArcelorMittal Tubarão como substituto de recursos naturais, com isso o poder público passa a oferecer estradas em boas condições, possibilitando melhores condições de trafegabilidade, bem como, o escoamento de produtos agrícolas no interior.

2ª Copa Prodnorte de Futebol

Ao final foi assinado um termo de apoio com a Liga de Desporto Capixaba para a realização da 2ª Copa Prodnorte de Futebol. A realização dessa copa objetiva promover a integração dos municípios e também dar visibilidade aos desportistas dos 12 municípios que integram o consórcio.

Para a copa, os municípios receberão gratuitamente, bolas e uniformes com a logo do consórcio e do município, arcando apenas com as despesas de transporte. Cada município poderá inscrever na competição uma delegação de 40 atletas.

O prefeito Bolinha disse que é defensor da organização dos municípios em consórcios, por entender que muitos assuntos para o desenvolvimento do município dependem de uma discussão conjunta regional e o governador Casagrande tem um perfil de gestão participativa, onde os municípios de forma organizada, têm vez e voz, o que tem contribuído fortemente para o sucesso da nossa gestão.

O presidente do Prodnorte, prefeito de Montanha, Andre Sanpaio, fez questão de destacar que a participação do Idaf está sendo fundamental na questão da implantação do Serviço Municipal de Inspeção Municipal. "Sem o Idaf não teríamos condições de chegar aonde estamos e de alcançar as metas perceguidas", disse.

Segundo ele, retornar às atividades presenciais por Vila Pavão, foi uma forma de prestigiar o prefeito Bolinha que sempre estendeu as mãos e procurou fortalecer o consorcio. "O resultado do evento foi muito positivo porque oportunamente apresentamos as atividades do consórcio aos parceiros, elevando a entidade a outros níveis, mostrando responsabilidade social e trazendo para a região, benefícios, antes exclusivos à Grande Vitória", avaliou.