Censo 2022: editais com mais de 4 mil vagas para o ES são divulgados

São 4.153 vagas temporárias no estado. Para Vila Pavão foram disponibilzadas 12 vagas, sendo 10 para recenseador; 01 para agente censitário municipal (ACM) e 01 para agente censitário Supervisor (ACS)

16 de dezembro de 2021 às 00h00.

Processo seletivo oferece mais de 200 mil vagas para o Censo 2022 – Foto: Divulgação IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dois editais de processos seletivos com 4.153 vagas temporárias no Espírito Santo para o Censo 2022, assim divididas:

• 3.671 vagas para a função de recenseador: remuneração de acordo com a produção; taxa de inscrição de R$ 57,50
  • 482 vagas para agente censitário: salários de R$ 1.700 (agente censitário supervisor) e R$ 2.100 (agente censitário municipal); taxa de inscrição de R$ 60,50

Para todo o Brasil, são 206.891 vagas. Clique nos cargos para ver os editais:

Para a função de recenseador, é exigido ensino fundamental completo. Já para agente censitário, é preciso ter ensino médio completo.

Vila Pavão

Para Vila Pavão foram diponibizadas um total de 12 vagas: 10 vagas para recenseador; 01 para agente censitário Municipal (ACM) e 01 para Agente Censitário Supervisor (ACS).

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa organizadora dos processos seletivos.

As inscrições para todos os cargos poderão ser realizadas a partir de 16h desta quarta-feira (15) até as 16h de 29 de dezembro no endereço https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.

As inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não são válidas para o novo do Censo 2022. Os interessados deverão fazer nova inscrição e pagar a taxa para participar desse novo processo seletivo.

As taxas de inscrição desses processos seletivos são maiores que as da seleção anterior que foi cancelada, cujos valores eram de R$ 25,77 para recenseador e de R$ 39,49 para agente censitário. De acordo com o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que era a empresa organizadora do concurso anterior, estabeleceu o valor em 2019, o que explica a defasagem nos preços.

"Cada organizadora tem sua composição de preços, e o IBGE seleciona a que apresenta a melhor taxa de inscrição", afirmou.

O candidato poderá obter informações referentes aos novos concursos por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail ibgepss21@fgv.br.

Provas

As provas objetivas serão aplicadas presencialmente em 27 de março de 2022 para agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador, seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19.

Como as provas serão realizadas em turnos diferentes - de manhã para recenseador e de tarde para agente censitário -, os candidatos podem se inscrever para ambos os cargos.

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O candidato pode realizar a prova em município diferente do que ele escolher para trabalhar.

Provas para agente censitário municipal e agente censitário supervisor:

• prova objetiva de múltipla escolha, com 3h30 de duração, das 14h30 às 18h
  • 10 questões de língua portuguesa
  • 10 questões de raciocínio lógico quantitativo
  • 5 questões de ética no serviço público
  • 15 questões de noções de administração/situações gerenciais
  • 20 questões de conhecimentos técnicos

Provas para recenseador:

• prova objetiva de múltipla escolha, com 3 horas de duração, das 9h às 12h
  • 10 questões de língua portuguesa
  • 10 questões de matemática
  • 5 questões sobre ética no serviço público
  • 25 questões de conhecimentos técnicos

IBGE disponibilizou uma apostila de conhecimentos técnicos para que o candidato obtenha os conhecimentos necessários para responder às questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis nos links dos editais no site da FGV.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte à aplicação das provas. Os gabaritos definitivos estarão disponíveis em 2 de maio de 2022. O resultado final dos aprovados será divulgado em 6 de maio de 2022.

IBGE informou que ainda não há previsão de quando os aprovados começarão a trabalhar, pois isso depende da conclusão do treinamento dos recenseadores.

Para os dias de aplicação das provas, foram estabelecidos os seguintes protocolos sanitários:

• Uso obrigatório de máscaras
  • Uso de outros EPIs necessários pelos aplicadores das provas
  • Distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova
  • Disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova
  • Higienização de locais de prova e equipamentos
  • Redução máxima do contato entre as pessoas
  • Medidas para evitar aglomerações
  • Respeito às legislações locais.

O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo.