ONG Voluntários do Bem promove ação de cadastro de doadores de medula óssea no município

13 de dezembro de 2021 às 00h00.

Ação no auditório da Praça  do Colono

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A ONG Voluntários do Bem, promoveu na manhã do último sábado (11), no município, uma ação para cadastro de doadores de medula óssea. O evento foi realizado na Praça do Colono em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A ONG que atua em toda região norte/noroeste do estado, tem o apoio do Hemocentro de São Mateus. A atividade desenvolvida por ela consiste no preenchimento de formulário e coleta de 05 ml de sangue do possível doador para exame de compatibilidade. "O resultado desse exame vai para um banco de dados a nível internacional, no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) que concentra doadores de medula óssea tanto do Brasil como de outros países", destacou presidente da entidade, Silmar Barbosa Neres.

Depois disso é feita a busca de compatibilidade e quando se identifica um possível doador, o voluntário é contatado. Confirmada a compatibilidade, o transplante pode ser concretizado.

Quando o doador é um irmão as chances de compatibilidade são de 25%; parentes 05%. Agora, quando a busca é feita em uma comunidade, a probabilidade da medula óssea de um paciente ser compatível com a do doador é de uma em 100 mil.

As pessoas confundem a medula óssea com a espinhal, mas elas não se relacionam. A medula óssea é o tutano do osso, um líquido gelatinoso.

Uma das doenças mais comuns que exige o transplante de medula óssea é a leucemia que atinge principalmente crianças e adolescentes. “Nosso foco hoje foi Vila Pavão, uma vez que, a etnia pomerana necessita de atenção especial, não que seja mais dependente de doadores, pelo contrário, pelo fato de serem etnias diferenciadas tal como as etnias quilombolas e indígenas, a busca por prováveis doadores pode ser maior que no restante da população” afirmou Silmar.

É importante frisar que uma recente portaria do Ministério da Saúde, limitou a idade dos doadores que antes era de 18 a 55, para 18 a 35 anos, o que provocou uma diminuição no número de coletas.

Segundo o presidente da ONG, no estado do Espírito Santo, existem atualmente mais de 400 pessoas na fila por transplante de medula óssea.

secretária municipal de Saúde, Elaine Maria Trancoso destacou a importância do trabalho realizado pela ONG Voluntários do Bem no município, lembrando que além de cadastros de medula óssea e campanha de doação de sangue, a ONG vem desenvolvendo outras ações em Vila Pavão, como por exemplo, plantio de mudas de árvores nativas na área do Parque de Festas.

A programação do evento contou ainda com uma palestra, direcionada principalmente aos colaboradores, onde receberam informações detalhadas sobre a importância e a necessidade da doação de medula óssea, prática que ainda é desconhecida para muitas pessoas. O coordenador da ação aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da secretária Elaine Trancoso, que mobilizou toda sua equipe e juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde abraçaram a causa, dando total apoio à realização do evento.