Município recebe capacitação para editais da Secult

Durante o evento foram entregues os prêmios da lei Aldir Blanc II aos fazedores de Cultura

07 de dezembro de 2021 às 00h00.

Entrega dos prêmios da lei Aldir Blanc II aos fazedores de cultura locais

Foto: Secretaria de Cultura e Turismo

Na tarde de ontem Vila Pavão foi palco de dois importantes eventos voltados para a Cultura. O primeiro deles, é um marco histórico para a cidade. Foram entregues os 14 prêmios da Lei de Emergência Cultural – Lei Aldir Blanc II, oferecidos por meio de chamamento público em diversas categorias para fazedores de cultura do município.

O município recebeu um repasse de R$ 77.179,18, um recurso considerado modesto, porém, abriu o maior número de oportunidades, contemplando cultura popular, música, artesanato e memória e patrimônio.

Das 14 oportunidades contidas no edital, 05 prêmios foram para cultura popular (grupos ou coletivos no valor de R$ 10.805,08), dos quais serão destinados dois prêmios para grupos de cultura pomerana, dois prêmios para grupos de cultura italiana e um prêmio para grupo de cultura afro-brasileira, tendo como contemplados o Grupo de Danças Pomeranas Fauhan categoria adulto, o Grupo de Danças Pomeranas Infantojuvenil Rijkplats de Praça Rica, o Grupo Folklorisitico Piccolo Pavone adulto, o Piccolo Pavone Infantojuvenil e o Grupo de Percussão Zacimba Gaba; 01 prêmio para artes musicais, grupos ou bandas com quatro ou mais integrantes no valor de R$ 3.218,01, tendo como contemplado a Banda Up Pomerisch; 03 prêmios para artes musicais artista solo, dupla ou trio no valor de R$ 1.500,00, entregues ao Tocador de Concertina Valdir “Dira” Wutke. Para manutenção da cultura pomerana, os agraciados foram Júlio Cesar Martins Fernandes e Samuel Gonçalves; 01 prêmio para Ponto de Cultura ou Ponto de Memória no valor de R$ 7.717,91 que contemplou o Ponto de Memória Museu Virtual POMITAFRO do CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão e, 04 prêmios para aquisição de Ativos Culturais (artesanato) no valor individual de R$1.929,47, entregues aos artesãos: Welerson Garcia Spindola (cutelaria artesanal), Cleidemar Seibel (chaveiro pavão de biscuit), Janetha Franklin Kipper (bordado ponto de correntinha futersak) e Erlania Bold Thiago (pintura em tecido embornal/futersak).

Durante a cerimônia de entrega dos prêmios a Secretária Municipal de Cultura, Libian Timm Paganoto Rossim destacou que, esse foi o primeiro de muitos chamamentos públicos que o município pretende realizar com a implantação do Fundo Municipal de Cultura e outras leis de incentivo à cultura a nível estadual e federal a partir de 2022.

No outro momento do evento, foi realizada a entrega dos prêmios da Oficina de Capacitação dos Editais Funcultura 2021 da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).

O objetivo da oficina foi apresentar os editais abertos em 2021, incentivar a apresentação de projetos, valorizar iniciativas com tradição na captação de editais, como o CECIVIP de Vila Pavão e tirar dúvidas.

Ao todo, serão 414 projetos selecionados, divididos em 26 modalidades em diferentes editais, e voltados para a produção, difusão e fomento da cultura capixaba. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Mapa Cultural ES, de 24 de novembro a 11 de janeiro de 2022.

Os Editais da Cultura são realizados com recurso do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e, neste ano, contam com o maior investimento da história: R$ 14 milhões em linhas de projetos, divididas entre os eixos: Patrimônio Cultural, Transversais e Linguagens Artísticas.

A oficina foi realizada pelos técnicos da SECULT, Diego e Jacklanne Alves da Costa Barros.

O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha abrilhantou o evento. Participou com entusiamo do ato de entrega dos prêmios aos fazedores de cultura locais.

Em seu pronunciamento lembrou que é a primeira vez que isto está sendo feito no município, enfatizando a importância desses prêmios ter chegado a 14 proponentes diferentes num momento de crise como o que estamos vivendo.

O prefeito ainda, parabenizou todos os contemplados no edital de chamamento; enalteceu o trabalho desenvolvido pela secretária Libian e sua equipe, destacando que em sua gestão, pastas como a Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, entre outras, que em outros momentos não tiveram a devida importância, agora fazem parte do foco da sua administração, por entender que a gestão é um conjunto, e quando esse conjunto está ativo, as chances de sucesso no projeto de desenvolvimento do município são muito maiores.